O uso de instrumentos projetivos em crianças e adolescentes em instituições hospitalares

Autores

  • Andreia Mello de Almeida Schneider CESUCA - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha
  • Karen Cristina Gomes CESUCA - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha
  • Jaqueline Lichtenstein CESUCA - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha
  • Giminiano Pedrozo de Oliveira CESUCA - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha

Resumo

Ao longo da vida todos estão sujeitos a enfrentar doenças em maior ou menor gravidade. Saber como agir de modo a criar mecanismos suficientes para poder conviver com esta situação não é uma tarefa fácil para um adulto e, mais difícil ainda pode ser para uma criança ou adolescente que tem a sua personalidade ainda em formação. O propósito deste estudo é identificar e analisar, por meio de uma revisão de literatura, estudos feitos com crianças e adolescentes utilizando métodos projetivos de avaliação psicológica. Este estudo foi fundamentado na averiguação da produção científica nas bases de dados GOOGLE ACADÊMICO e BVS num período de cinco anos, utilizando várias combinações de unitermos. Os resultados evidenciam que os testes projetivos combinados com entrevistas e outras técnicas, contribuem de forma significativa para avaliar a personalidade de crianças e adolescentes internados em instituições hospitalares.

Biografia do Autor

Andreia Mello de Almeida Schneider, CESUCA - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha

Professora do Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (CESUCA), Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Especialização em Teoria e Clínica Psicanalítica no CEPdePA.

Karen Cristina Gomes, CESUCA - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha

Acadêmico(a) do curso de psicologia do Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (CESUCA).

Jaqueline Lichtenstein, CESUCA - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha

Acadêmico(a) do curso de psicologia do Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (CESUCA).

Giminiano Pedrozo de Oliveira, CESUCA - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha

Acadêmico(a) do curso de psicologia do Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (CESUCA).

Downloads

Publicado

2014-08-21

Edição

Seção

Artigos