Bullying: Problema Mundial em Contexto Infantil

Autores

  • Mirian Scheffler Correa Cesuca - Faculdade Inedi
  • Camila Araujo de Souza Cesuca - Faculdade Inedi
  • Inez Teresinha Zucatti Cesuca - Faculdade Inedi
  • Patricia Gaspar Mello Cesuca - Faculdade Inedi

Resumo

O propósito deste trabalho é compreender os sentimentos gerados em crianças vitimas de Bullying, alertando o quanto é prejudicial para o seu desenvolvimento social e emocional, comparando os comportamentos do grupo que interage com o agressor e o agredido.  O estudo foi realizado por seis observações não participativas, onde acompanhamos o horário do lanche de uma escolinha infantil, no município de Cachoeirinha-RS. O grupo de sete crianças oscilava a frequência de participações conforme o decorrer das observações, onde conseguimos observar o comportamento do grupo na presença da vitima e do agressor, somente na presença da vitima e outrora com o agressor. Conclui-se que a vitima sofre sozinha, não procura de ajuda e omite as agressões, onde a sua saída apenas salientou que seria mais fácil para ela se afastar dos colegas e da instituição do que expor os fatos.

Downloads

Publicado

2014-08-21

Edição

Seção

Artigos