Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Padrão de estilo APA.

 

Apresentação

"É com imenso prazer que publicamos a edição especial de 2013,v. 2, n. 1 (2013): Análise dos Transtornos Mentais através da cinematografia.
Esse volume foi pensado e elaborado a partir do esforço conjunto de alguns  alunos do então sexto semestre diurno do curso de psicologia do Cesuca - Faculdade Inedi, que cursavam a disciplina de Psicopatologia Geral II no ano de 2013. Destaco, especialmente, a colaboração das acadêmicas Silvia, Roberta e Vera que auxiliaram na organização dos artigos e incentivos aos demais colegas para a publicação.
O objetivo da disciplina é  de identificar e reconhecer as manifestações clínicas dos Transtornos Psicológicos para fins de diagnóstico, nas diferentes faixas etárias, de acordo com as atuais diretrizes nosológicas. Para tanto, com vistas a favorecer o processo de ensino e aprendizado, foi proposto que os alunos, através de filmes, vídeos e telenovelas, pudessem identificar as manifestações clínicas de alguns dos transtornos psicológicos discutidos na disciplina. Os trabalhos foram tão criativos e com potencial riquíssimo de discussão que decidimos publicar os artigos elaborados e oriundos da disciplina. Com certeza entendemos que analisar transtornos psicológicos a partir de personagens e de trechos de filmes, nos conduz a uma limitada análise do fenômeno a ser estudado. Contudo, acredita-se que, por outro lado,  esse tipo de metodologia pode auxiliar a integração da teoria com a prática, bem como favorecer ao acadêmico compreender o comportamento psicopatológico. Nesse sentido, convidamos você leitor para dialogar conosco no universo do cinema, a fim de conhecer um pouco a respeito de alguns transtornos psicológicos que podem passar desapercebidos nas nossas relações do cotidiano. Profa. Dra. Débora Silva de Oliveira/docente da disciplina de Psicopatologia Geral II do Curso de Psicologia do Cesuca - Faculdade Inedi"

Artigos

Política padrão de seção