NUTRIÇÃO NA ENFERMAGEM: UMA DISCIPLINA FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Resumo
Objetivo: descrever os principais pontos do ensino da Nutrição para o Curso de Graduação em Enfermagem. Metodologia: trata-se de um artigo de comunicação curta que levou em consideração as principais publicações da literatura no tema em questão. Resultados: o artigo evidencia que há necessidade de desenvolver pesquisas que visem o aprimoramento do ensino de nutrição para enfermeiros e contribuam para o desenvolvimento do aluno. Além disso, demonstra a importância do ensino da nutrição para enfermeiros de forma que o aluno seja capacitado para intervir na realidade.
Referências
2. Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13.ed. São Paulo: Paz e Terra; 1996.
3. Morin E. A cabeça bem feita. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2001.
4. Morin E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; 2001.
5. Boog MCF. Considerações sobre o ensino de nutrição nos cursos superiores da área de saúde.
Rev Nutr. 1999; 7(1):23-30.
6. Boog MCF, Silva JB. Percepções de enfermeiras sobre o processo de cuidado nutricional. Rev Bras Nutr Clin. 2001; 16(1):17-22.
7. Soares FPTP. Abordagem de nutrição no curso de graduação de médicos residentes de cirurgia: subsídios para o ensino [dissertação]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas; 2001.
8. Waitzberg DL, Caiaffa WT, Correia MITD. Inquérito Brasileiro de Avaliação Nutricional Hospitalar (Ibranutri). Rev Bras Nutr Clin. 1999; 14(2):124-34.
9. Feresin C. Reflexões sobre a inserção da Disciplina de Nutrição na Formação do Enfermeiro: limites e possibilidades [dissertação]. São Paulo (SP): Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina; 2005.
10. Ministério da Educação (BR). Lei nº 9.394. Leis de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 1996.
11. Ministério da Educação e Cultura (BR). Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Resolução nº 3, de 7 de novembro de 2001. Brasília (DF): Ministério da Educação e Cultura; 2001.
12. Ministério da Educação (BR). Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) Enfermagem. Brasília (DF): Ministério da Educação; 2004.
13. BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Portaria nº 272, de 8 de abril de 1998. Dispõe sobre regulamento técnico para terapia de nutrição parenteral.Diário Oficial da União, Brasília, n.71-E, p.78-90, 15 abr. 1999a. Seção 1.
14. BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Portaria nº 337, de 14 de abril de 1999. Dispõe sobre regulamento técnico para terapia de nutrição enteral.Diário Oficial da União, Brasília, n.71-E, p.96–106. 1999b. Seção 1.
15. Boog MCF. Construção de uma proposta de ensino para curso de enfermagem. Rev Nutr. 2002; 15(1):15-28.
?
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Modelo de Declaração de Responsabilidade
Prezado autor: Utilize o modelo abaixo (que está entre aspas), preenchendo e enviando de forma digitalizada como documento suplementar ao fazer sua submissão.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Autores: _________________________________________________________________
Título do manuscrito:_______________________________________________________
1. Declaração de Responsabilidade - Este artigo representa um trabalho inédito e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou eletrônico. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está sendo baseado, para exame dos editores. Certifico que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
2. Transferência de Direitos Autorais – Declaro que, perante a aceitação do artigo, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista de Enfermagem CESUCA, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o devido agradecimento à Revista de Enfermagem Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha – Faculdade INEDI.
___________________, ____ de ___________________ de ______.
Nome: _________________________________ Assinatura: _______________________
Nome: _________________________________ Assinatura: _______________________
Nome: _________________________________ Assinatura: _______________________
Assinatura de TODOS os autores.