6. DIFICULDADES VIVENCIADAS PELAS NUTRIZES NO PROCESSO DE ALEITAMENTO MATERNO
UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.26843/rcec.v5i6.1421Resumo
Objetivo: Conhecer as dificuldades vivenciadas pelas nutrizes no processo de aleitamento materno. Trata-se de uma revisão integrativa realizada por meio da pesquisa nas bases de dados LILACS e SCIELO, entre os meses de agosto e setembro de 2017, com a análise dos mesmos utilizando um quadro sinóptico caracterizando as informações coletadas e os resultados destas, e posteriormente apresentados de forma descritiva. Resultados e discussão: As principais dificuldades encontradas pelas nutrizes no processo de amamentação são: posicionamento inadequado da mãe e/ou do bebê na amamentação; trauma mamilar; crença em mitos relacionados ao leite materno; falta de conhecimento das nutrizes; falta de incentivo e orientação às nutrizes por parte dos profissionais de saúde; trabalho materno fora do lar; introdução precoce de alimentos complementares; uso de bicos artificiais, mamadeiras e chupetas; intercorrências com o neonato; fatores psicológicos maternos; falta de apoio familiar; intenção da mulher em não amamentar; pouca idade materna e sua baixa escolaridade. Conclusão: Identificando os fatores que dificultam o processo de amamentação e que promovem o desmame precoce encontradas pelas nutrizes, os profissionais de saúde estarão mais bem capacitados para ofertar um atendimento qualificado às nutrizes, contribuindo para a melhora dos índices de Aleitamento Materno.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Modelo de Declaração de Responsabilidade
Prezado autor: Utilize o modelo abaixo (que está entre aspas), preenchendo e enviando de forma digitalizada como documento suplementar ao fazer sua submissão.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Autores: _________________________________________________________________
Título do manuscrito:_______________________________________________________
1. Declaração de Responsabilidade - Este artigo representa um trabalho inédito e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou eletrônico. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está sendo baseado, para exame dos editores. Certifico que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
2. Transferência de Direitos Autorais – Declaro que, perante a aceitação do artigo, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista de Enfermagem CESUCA, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o devido agradecimento à Revista de Enfermagem Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha – Faculdade INEDI.
___________________, ____ de ___________________ de ______.
Nome: _________________________________ Assinatura: _______________________
Nome: _________________________________ Assinatura: _______________________
Nome: _________________________________ Assinatura: _______________________
Assinatura de TODOS os autores.