ANÁLISE COMPETITIVA DA GESTÃO DE SERVIÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Camila PINA Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha - Cesuca.
  • Patricia Mauricio LANGWINSKI Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha - Cesuca.
  • Diego Augusto de Jesus PACHECO Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha - Cesuca.

Resumo

Com o constante aumento da concorrência entre escolas privadas, a qualidade na educação infantil se tornou um fator essencial na vida das famílias contemporâneas, devido à falta de tempo dos pais em atender às necessidades da criança. Entretanto, a criança precisa conviver em um ambiente que a ensine e desenvolva em seu caráter um individuo critico e reflexivo. Para identificar quais aspectos na escola em estudo é necessário melhorar relação à concorrência de forma a atender às exigências do mercado, foi aplicada a matriz de importância e desempenho de Slack. Os principais resultados da pesquisa permitiram identificar os fatores competitivos que precisam ser melhorados para que a escola se mantenha competitiva.

Referências

AMES José Luiz. Maquiavel e a Educação: Formação do Bom Cidadão Trans/Form/Ação, São Paulo, 31(2): p. 137-152, 2008.

CALDANA R.H.L; Maria ALVES M.Z. Educação de crianças. São Paulo 1993

CARVALHO Juliana Priscila Faria de, FIALHO Lucas Aranha, PIGATTO Gessuir, MOREIRA Fábio Mosso e FRESARIN Mariana (20120 A Influência do Perfil Empreendedor na Escolha da Abertura de um Negócio Próprio ou uma Franquia no Setor de Serviços in: XIX Simpósio de Engenharia da Produção, Bauru/ São Paulo.

FERNANDES, Camila Gomes. Aplicação da Matriz Importância x Desempenho de Slack na Análise de Mercado em uma Indústria de Saneantes e Domissanitários. Revista On line Especialize IPOG, maio, 2012.

FERNANDES Rosa Maria Castilhos. Educação Permanente nas Situações de Trabalho de Assistentes Sociais. Trabalho Educação, Saude Rio de Janeiro v. 10 n.3 pg. 481-505, nov. 2012.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

NETO, Antonio Moreira de Carvalho; TANURE, Betânia; ANDRADE, Juliana. Executivas: Carreira, Maternidade, Amores e Preconceitos. RAE-eletrônica, v. 9, n. 1, jan./jun, 2010.

PERALTA, Carla Beatriz da Luz. et al. Perspectiva do Cliente e Uso da Matriz de Priorização como Ferramenta de Auxilio à Tomada de Decisão para a Melhoria da Qualidade em Serviços. In: XIX Simpósio de Engenharia da Produção, Bauru, São Paulo, 2012.

SOUZA, Gizele de. Educação da Infância - Estar Junto Sem Ser Igual Conflitos e Alternativas da Relação da Educação Infantil com o Ensino Fundamental! Educar, Curitiba, n. 31, p. 17-31, 2008.

Publicado

2014-11-17