MARKETING ELEITORAL
A INFLUÊNCIA DAS FERRAMENTAS UTILIZADAS PARA PERSUADIR A DECISÃO DE VOTO DO ELEITOR
Resumo
Resumo: Por muito tempo discutir política em rodas de conversa foi considerado tema de repúdio, mas essa realidade vem se transformando, e percebe-se um interesse crescente de públicos de diferentes faixas etárias, fazendo com que o estudo desta temática se torne relevante, pois falar e entender mais sobre essa questão, para compreender como o processo decisório do eleitor é formado é crucial para o desenvolvimento da sociedade. Deste modo este artigo, tem como objetivo analisar as ferramentas de marketing eleitoral, que é uma ramificação do marketing político. Neste artigo, as variáveis jingle, efeito manada, e fake news foram analisadas por meio de uma pesquisa quantitativa, feita através de um semi experimento desenvolvido e aplicado no Centro Universitário Cesuca. Ao final do estudo, é possível entender o quanto o uso de ferramentas de marketing eleitoral pode afetar o resultado final de uma eleição, devido a análise das variáveis, que afirmam hipóteses desenvolvidas ao longo do artigo. Para a variável jingle, comprovamos que esta possui influência indireta no voto; a comprovação referente ao efeito manada, é de que os eleitores não alteram seu voto por divulgação do voto alheio; e comprovamos também, que a fake news influencia diretamente o voto final do eleitor.
Palavras-chave: Marketing Eleitoral. Jingle. Efeito Manada. Fake News. Eleições.