3. Aumento de eficiência produtiva

estudo de caso no ramo automotivo

Autores

  • Caroline Chagas PRATES Cesuca- Faculdade Inedi
  • Emerson MAALOUF

Resumo

As empresas de todos os tipos de negócios buscam soluções internas para poder competir no mercado com seus concorrentes, pois, atualmente, é inviável pedir a seus clientes reajustes de preços. O presente artigo propõe aumentar a eficiência produtiva de uma empresa do setor automobilístico, em que o foco foi trabalhar nas atividades que não agregavam valor ao produto, trazendo um aumento na produtividade e consequentemente tornando-se a empresa mais competitiva no mercado. A metodologia aplicada foi um estudo de caso em uma célula de manufatura em que foi analisado o fluxo atual do processo produtivo, avaliando os possíveis desperdícios. Após, propostas de melhorias foram aplicadas baseadas nos tipos de desperdícios encontrados tais como: desperdícios de processamento; de transporte; de movimento e de espera. Também foram aplicadas ferramentas do Lean Manufacturing, como a troca rápida de ferramenta para diminuir o tempo de parada de máquinas e operador polivalente, pois a mão de obra de outras operações da própria linha foi utilizada para auxiliar o recurso gargalo. Nos resultados encontrados neste artigo podemos destacar a melhoria da eficiência, a redução de desperdícios e a inclusão de novos produtos sem a necessidade de comprar equipamento e/ou a utilização de horas-extras.

Biografia do Autor

Caroline Chagas PRATES, Cesuca- Faculdade Inedi

Mestre em Administração pela UFRGS.

Experiência em empresas, na área de administração da produção, há 14 anos.

Professora da disciplina de Gestão de Operações II no CESUCA.

Publicado

2019-12-12