Aprendizagem em ação

experiências de aprendizagem a serviço da comunidade e na formação profissional

Autores

  • Noélia M. Ferratto

Palavras-chave:

Extensão universitária; Ensino universitário; avaliação psicopedagógica; intervenção neurocognitiva.

Resumo

Os desafios colocados pela educação universitária hoje nos levam a repensar as formas de ensinar e aprender no campo acadêmico. Tendo em conta esta realidade, nos últimos anos começaram a ser desenhados programas e projetos educativos abertos às exigências do contexto atual e às necessidades das instituições que trabalham com crianças em idade escolar. Esses programas contemplam as possibilidades de atuação na perspectiva psicopedagógica para formar profissionalmente. A Faculdade de Letras Teresa de Ávila da Universidade Católica Argentina, no âmbito do projeto de extensão universitária "Aprendizagem em Ação", realizou experiências de formação inclusiva (EFI) definidas como uma atividade acadêmica com uma consideração prática temporária que ocorre durante o curso de uma disciplina através da qual os alunos colocam em prática os seus conhecimentos a favor da sociedade (UCA, 2018). Este tipo de experiência, que começou em 2022 e ainda está em desenvolvimento, foi avaliada preliminarmente no início de 2023. Os objetivos deste O trabalho consiste em explicar as necessidades que deram origem ao EFI em psicopedagogia e descrever as metodologias de ensino e aprendizagem realizadas pelos professores e alunos das turmas de “Aprendizagem e avaliação neurocognitiva” e “Intervenção e reabilitação neurocognitiva”. Também busca compartilhar os resultados obtidos na construção comunitária e no trabalho em equipe. Esta experiência de formação em serviço abre a possibilidade de dar continuidade a uma proposta educativa relacionada com comunidades que solicitam intervenção e apoio psicopedagógico. Por outro lado, promove a troca e consolidação de conhecimentos e competências específicas do campo de atuação profissional, constituindo uma nova perspectiva educativa de ensino e extensão universitária de acordo com a realidade psicopedagógica.

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Publicado

2024-03-22