Oficina das emoções com professores de uma escola pública

heróis imbatíveis ou pessoas reais?

Autores

  • Camila de Lima Rodrigues
  • Luiza Juszkevicz
  • Thuani Gabriele Pereira
  • Maúcha Sifuentes

Palavras-chave:

Violência nas escolas; Oficina das emoções; Bem-estar; Contos terapêuticos

Resumo

O presente trabalho discute os impactos emocionais vivenciados pelos professores durante as ameaças de ataques às escolas que ocorreram no segundo semestre letivo do ano de 2023, além da necessidade de oferecer capacitação aos profissionais da área escolar para que estes consigam lidar com situações de emergência e crises emocionais nas escolas. Em virtude do aumento da violência nas instituições de ensino, se faz necessário que os profissionais estejam preparados para manejar a ansiedade dos alunos e de si mesmos. O projeto “Oficina das Emoções” foi uma proposta de intervenção com objetivo de desenvolver o reconhecimento e a reflexão sobre as emoções do grupo, utilizando os contos como mediadores. A oficina buscou proporcionar um espaço seguro e confortável para que os participantes pudessem compartilhar seus sentimentos e emoções. Participaram da oficina nove professores, sendo 4 homens e 5 mulheres que trabalham no turno noturno na instituição de ensino. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, pois os participantes demonstraram interesse e engajamento na participação, conseguindo externalizar e nomear seus sentimentos durante a roda de conversa sobre sentimentos e desenhos livres que foram propostos ao final do período da atividade. No decurso das dinâmicas desenvolvidas, percebe-se que os participantes demonstraram mútuo apoio e acolhimento entre si, o que corroborou com o entendimento sobre a necessidade da elaboração das emoções entre grupos que enfrentam situações de pressão e insegurança. Através da intervenção, concluiu-se que a oficina possibilitou a reflexão e compreensão de demandas emocionais do grupo escolar, sendo possível validar suas sensibilidades e necessidades individuais.

Downloads

Publicado

2024-03-22