Apreendendo indicadores sobre a situação emocional de um menino de cinco anos de idade, através de técnicas psicológicas

Autores

  • Luana Colling da Silva
  • Monaliza Cravo de Oliveira
  • Ana Celina Garcia Albornoz

Palavras-chave:

Avaliação Psicológica; Desenvolvimento Infantil; Hora Lúdica

Resumo

O presente artigo apresenta a Avaliação Psicológica de uma criança de cinco anos de idade, estudante de certa escola municipal, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, dando ênfase na entrevista lúdica e num instrumento projetivo. Ademais, utilizamos o nome fictício Gabriel, no objetivo de preservar a identidade do aluno. Essa incumbência constitui-se como prática extensionista, proposta pela disciplina do curso de psicologia, Avaliação Psicológica: Técnicas Projetivas. A avaliação de Gabriel foi composta em dois momentos: primeiramente iniciou-se a hora lúdica, realizada no consultório do Serviço Escola de Psicologia do Centro Universitário Cesuca, onde ficaram dispostos brinquedos para Gabriel brincar livremente. Na segunda parte, aplicou-se a técnica projetiva, o Teste de Apercepção Temática para Crianças (CAT-A), composto de lâminas com imagens e Gabriel necessitava contar histórias abrangendo início, meio e fim a respeito delas. Ao longo da prática, alguns impasses foram enfrentados, pois o avaliando apresentou resistência na concretização do CAT-A. Nesta avaliação foram observados inúmeros fatores em relação ao desenvolvimento de Gabriel, além de questões familiares, as quais pareciam causar desconforto nele. Essa atividade foi concretizada em conjunto de três acadêmicas da disciplina Avaliação Psicológica: Testes Psicométricos, que efetuaram determinada entrevista de anamnese com a cuidadora de Gabriel, na finalidade de coletar informações importantes sobre o desenvolvimento infantil e também responder ao instrumento psicométrico, Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI).

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Publicado

2024-03-22