Um olhar sensível para a educação de jovens e adultos

Autores

  • Bianca Valadan Silveira
  • Larissa Moraes Vidal
  • Cristiane Lumertz Klein Domingues

Palavras-chave:

Alfabetização. Jovens e Adultos. Metodologia. EJA.

Resumo

O presente artigo da disciplina de Prática Interdisciplinar: Educação Infantil, Anos Iniciais e Educação de Jovens e Adultos, visa a ampliação de conhecimentos dos estudantes do Curso de Pedagogia, acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a fim de fomentar a aptidão de novas aprendizagens e o acesso a informações sobre a educação e a capacitação às pessoas que necessitam e que por diversos motivos, não concluíram a Educação Básica na idade considerada adequada. A pesquisa efetuada compreendeu estudar e investigar a razão para que jovens e adultos frequentem um programa de alfabetização em uma instituição privada no município de Cachoeirinha. Neste artigo as constatações desenvolveram-se a partir de observações das aulas de um programa de alfabetização de jovens e adultos em uma instituição de ensino superior privada, assim como a amplificação de entrevistas aos discentes do programa, bem como de pesquisas em materiais didáticos, teóricos e especialistas no assunto, tendo como propósito e objetivo desvendar e solucionar o seguinte problema de pesquisa: “Qual a razão para que jovens e adultos frequentem um programa de alfabetização em uma instituição privada no município de Cachoeirinha?”. O estudo de caso com pesquisa exploratória de abordagem qualitativa foi a metodologia aplicada embasada respectivamente por (Guerra, 2014), (Gil, 2008) e (Bardin, 1977). Na busca, enfatizou-se a promoção e destaque da alfabetização. Compreendeu-se também, os motivos e histórias de vida dos estudantes do programa, o que possibilitou um olhar sensível, afetivo e reflexivo a esses indivíduos. Foi possível constatar que a alfabetização na vida adulta permite que jovens e adultos não só aprendam a ler e escrever, mas também, atualizem seus conhecimentos, mostrando suas habilidades, trocando experiências e acessando novas formas de trabalho e cultura, bem como, formando sujeitos ativos em sociedade.

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Publicado

2024-03-22