Influência dos programas de benefícios e recompensas a motivação dos colaboradores de uma empresa do ramo automotivo

Autores

  • Fernanda do Prado Hosel
  • Tais dos Santos Castanho
  • Filipe Martins da Silva

Palavras-chave:

Programas de Benefícios; Recompensas; Motivação.

Resumo

Para a psicologia e a filosofia, a motivação é tudo que incentiva uma pessoa a realizar determinadas ações e a persistir nelas até alcançar seus objetivos e ao refletir sobre o tema, percebe-se que a motivação pode envolver fatores internos e externos, e possuem influência significativa na vida profissional de cada ser humano a partir do momento que cada um possui suas necessidades própria e se baseiam nisso para estabelecer seus parâmetros de motivação. Mas até onde a motivação influencia no seu trabalho? Muitos estudos afirmam que um colaborador motivado produz com eficiência, e uma das formas de garantir isso é aperfeiçoando seu local de trabalho ao proporcionar um bom clima organizacional. De acordo com Maslow o ser humano possui uma pirâmide de hierarquia das necessidades que precisa ser alcançada e preenchida por etapas, primeiro as competências da base, que são as de segurança e as fisiológicas e depois as do topo, que seriam as de estima e auto realização, para assim, alcançarem a motivação e realização completa. Já para Herzberg, em sua teoria dos dois fatores, existem fatores higiênicos e motivacionais, onde ele afirma que os fatores higiênicos e externos não motivam as pessoas, mas sim, as mantém satisfeitas em seus empregos, e somente os fatores internos, as mantém verdadeiramente motivadas. Outro pensador a se citar é McGregor, com a Teoria X e Y, que a Teoria X afirma que as pessoas veem o trabalho como algo desagradável enquanto a Teoria Y, afirma que o trabalho pode ser tão natural quanto um momento de lazer, desde que as condições sejam favoráveis. A partir do exposto foi definido a seguinte questão problema: qual a influência dos programas de benefícios e recompensas na motivação dos colaboradores de uma empresa do ramo automotivo? Para responder a questão problema será aplicado uma metodologia descritiva quanto ao objetivo, levantamento quanto ao procedimento, cuja coleta de dados será realizada por meio de um questionário, e com abordagem quantitativa. O questionário foi aplicado nos funcionários de uma empresa do ramo automotivo que possui 850 funcionários com 106 respondentes. O estudo justifica-se devido teorias mencionadas permitem compreender em parte o comportamento humano em relação as suas motivações. O objetivo do questionário foi a interrogação sobre a importância dos programas de benefícios e recompensas na vida deles. Por tratar-se de um estudo em andamento é esperado que seja possível demonstrar a influência dos benefícios e recompensas na motivação, mas, em uma análise prévia, foi possível notar que, não só este, mas outros fatores como: segurança, desenvolvimento pessoal e reconhecimento foram mencionados como fator de motivação. A busca da recompensa monetária como consequência do crescimento pessoal de cada um e não como um fator principal de motivação. Além é possível inferir que colaborador possuem suas prioridades mas no geral todos buscam um ambiente estável e que os motive para trabalhar, podendo ser monetária ou não.

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Publicado

2024-03-22