Jogos e modelagem matemática

alfabetização matemática com adolescentes do Centro de Referência de Assistência Social

Autores

  • Bianca Balbinot Weiler
  • Guilherme de Oliveira Quadros
  • Leonardo da Rosa Stark
  • Magda Moura do Couto da Silva
  • Sergio Luis Goyer
  • Tayná Gabrielle Gonçalves
  • Daiane Renata Machado
  • Clóvis da Silveira

Palavras-chave:

Jogos Educativos; Alfabetização Matemática; Modelagem Matemática

Resumo

Este estudo descreve uma atividade realizada em paralelo com a disciplina Práticas de Ensino: Jogos e Modelagem e o Projeto Metamorfose Digital (PMD) do Centro Universitário Cesuca. A atividade foi motivada pela defasagem na educação, especialmente na área de matemática, causada pelos últimos anos e a pandemia de Covid-19. Um grupo de alunos do curso de Matemática Licenciatura iniciou um projeto de educação matemática no âmbito do PMD. O PMD foi criado pelos cursos de Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Cesuca, estendendo-se ao curso de Matemática com a proposta do uso da metodologia modelagem matemática e jogos educativos. Portanto aplicou-se aulas de matemática aos alunos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com o objetivo de trabalhar as seis operações básicas da matemática (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação) incluindo o conteúdo de frações, visando proporcionar uma educação matemática acessível e interativa. Tal ação foi uma iniciativa importante para a diminuição da discrepância no ato de aprender matemática e promover um aprendizado dinâmico e significativo para os estudantes. Resultados deste estudo apontam uma experiência positiva como o engajamento dos alunos no decorrer das aulas ministradas, os alunos demonstraram maior interesse e participação ativa no aprendizado das seis operações básicas da matemática, além disso, observou-se que essa abordagem interativa proporcionou um aprendizado matemático mais acessível e envolvente.

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Publicado

2024-03-22