A importância da orientação sobre bullying e cyberbullying no meio escolar

um relato de experiência

Autores

  • Quézia Hosana Barreto
  • Dayane de Aguiar Cicolella

Palavras-chave:

Bullying, Cyberbullying, Escola, Enfermagem

Resumo

bullying é o comportamento violento no âmbito escolar, como agressão e assédio de maneira persistente, com a intenção de diminuir e prejudicar a vítima emocionalmente. Bullying ocorre quando o agressor faz com que a vítima se sinta desconfortável e intimidada, não existindo motivações específicas para cometer este ato, podendo ser de maneira individual ou em grupo. Cyberbullying tem o mesmo princípio do bullying, porém é realizado de forma virtual, por meio das tecnologias. Objetivo: orientar aos alunos os malefícios que podem ocorrer no futuro por meio do bullying e do cyberbullying, e mostrar a seriedade do assunto e as consequências devastadoras que podem causar. Método: trata-se de um relato de experiência das acadêmicas de enfermagem após atividade da cadeira prática de Enfermagem na Saúde Coletiva. Foi realizada uma ação para explicar sobre bullying e cyberbullying, de forma interativa e didática em seis turmas do Ensino Fundamental, em uma escola de Cachoeirinha/RS. Utilizamos um quiz, usando placas lúdicas, em que pedimos para que as crianças respondessem as perguntas, com as cores das placas, que eram representadas com vermelho e verde. Resultado: iniciamos com o quiz para interagir com as crianças e, no decorrer da atividade os alunos começaram a trazer relatos e falar como se sentiam quando sofriam bullying ou presenciavam um amigo sofrendo. Percebemos que algumas crianças estavam sofrendo bullying, e no momento que começamos a falar se sentiram acolhidos. Observamos, durante a atividade proposta para os alunos, que todos tinham conhecimento sobre o bullying, porém mesmo com conhecimento alguns alunos relataram sofrer bullying na escola por parte de colegas. E sobre o cyberbullying as crianças não tinham conhecimento. Considerações finais: a decisão de realizarmos a ação da prática de Enfermagem na Saúde Coletiva em uma escola resultou em aprendizado não apenas para as crianças, mas para nós acadêmicos também, pois conseguimos ver de perto a realidade daquelas crianças, e por meio dos relatos, identificamos que é preciso ter um olhar atento da sociedade. A primeira infância é uma fase em que as crianças vivem às primeiras experiências e descobertas, que são levadas para o resto da vida, tanto os momentos alegres, como os traumas que sofreram, gerando muitas vezes patologias como depressão, ansiedade, transtorno dismórfico corporal, ao longo da adolescência e na vida adulta. E por meio dessa experiência percebemos a real importância de ensinar aos alunos sobre este assunto, ouvindo suas experiências e dando a eles estratégias de enfrentamento, para que eles aprendam a lidar com seus sentimentos e traumas. É preciso aprender desde cedo o que é bullying e cyberbullying para que essas crianças saibam o que fazer nessas situações, e como se proteger, levando este assunto para dentro de suas casas, gerando uma cultura de paz.

Downloads

Publicado

2024-03-22