Relato de experiência em monitoria acadêmic

Autores

  • Eduarda Stein Sanini
  • Silvana Pinto Hartmann

Resumo

Este resumo visa relatar a experiência de monitoria voluntária aplicada à disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Psicologia Básico I, assim como apresentar as atividades envolvidas e seus reflexos no aprendizado acadêmico. Esta disciplina consiste na primeira inserção do estudante em um campo profissional da Psicologia através de observações da prática, portanto, é repleta de expectativas e mobilizadora de ansiedades frente ao seu desenvolvimento. A referida monitoria ocorreu ao longo do primeiro semestre de 2022, na qual a monitora fez-se presente em sala de aula com o intuito de prestar auxílio à professora e aos alunos. Foram realizadas diversas atividades relativas ao apoio do exercício docente, tais como a publicação de materiais na plataforma de ensino BlackBoard, elaboração e apresentação de aulas expositivo-dialogadas. Além disso, a presença da monitora teve a finalidade de compartilhar suas experiências próprias quanto a realização da disciplina em semestre anterior e, paralelamente, facilitar o entendimento das tarefas para elaboração dos trabalhos acadêmicos relativos à disciplina. Para apoio às demais turmas da mesma disciplina e ao Serviço-Escola de Psicologia do Cesuca, também foram realizados agendamentos de observações das atividades práticas nos Núcleos Acolhimento e Grupos, Jurídico e Comunitário. Por fim, realizou-se um levantamento de potenciais locais para observação, considerando as impressões obtidas pelos alunos, visando beneficiar esta atividade às futuras turmas da disciplina. A partir das atividades propostas, houve um movimento pessoal de “desacomodação” por parte da monitora. Esse deslocamento fez com que barreiras como a timidez e a insegurança fossem superadas, para atender às tarefas e aprimorar habilidades já exploradas no ambiente acadêmico. Houve, ainda, o estabelecimento de vínculo com a supervisão e aproximação aos alunos, que assim puderam realizar as atividades de forma mais assertiva e consequentemente de maneira menos ansiogênica. Tanto a responsabilidade da posição de monitora, como a proximidade com os alunos, fomentou a relevância do exercício docente na formação de futuros psicólogos. Destaca-se ainda que a experiência de monitoria coloca o aluno em uma posição de destaque, ao evidenciar suas potencialidades perante o desempenho deste papel. Esta vivência demonstrou o potencial de gerar reflexos na postura acadêmica e profissional. Percebe-se o amadurecimento e a valorização do processo de formação em Psicologia, que passa a ser entendido como um percurso repleto de oportunidades ao longo do caminho.

Palavras-chave: Relato de experiência; Monitoria; Estágio curricular.

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Publicado

2022-12-30