Pedagogia bilíngue

Autores

  • Dejanira Fatima de Góes
  • Nathalia de Deus dos Santos
  • Paula Pereira Cardozo
  • Gabriele Bonotto Silva

Resumo

A pedagogia bilíngue é alvo de estudos sendo relacionado com estudantes imigrantes, diante disso esta pesquisa busca responder ao problema de pesquisa: Qual a importância da pedagogia bilíngue no processo de ensino inclusivo? Sendo assim, o objetivo geral visa analisar como a pedagogia bilíngue contribui no processo de aprendizagem e inclusão dos estudantes. Visando trazer como objetivo compreender os métodos aplicados na adaptação com foco no ensino e na inclusão de imigrantes e a verificação das dificuldades e possibilidades da inclusão de imigrantes e o processo no desenvolvimento da aprendizagem. Baseado nos estudos constatou que o acolhimento é essencial para superar as diferenças culturais e do idioma, trabalhar na sala de aula a afetividade, projetos intraculturais, trabalhando com música, ludicidade contribuindo também para melhor adaptação e inclusão da criança e do adolescente. Para isso elaborar e aplicar tais projetos de ensino visando minimizar as dificuldades de adaptação e aprendizado de alunos oriundos de outros países. O Ministério da Educação (MEC) vai preparar professores para facilitar o acolhimento de pessoas que retornam os estudos em nosso país com cursos de capacitação, com o intuito de trabalhar a multiculturalidade, pois no Brasil atualmente residem 1,3 milhão de imigrantes conforme os dados trazidos pelo Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra). Essa pesquisa terá a abordagem qualitativa e realizará o estudo através de entrevistas com os professores, estudantes e a secretaria de educação aprofundando a mesma, para que assim se efetive a inclusão da melhor forma com a educação bilíngue. Baseado nos estudos constatou-se que o acolhimento é essencial para superar as diferenças culturais e do idioma, trabalhar na sala de aula a afetividade, projetos intraculturais, utilizando música, ludicidade contribuindo também para melhor adaptação e inclusão da criança e do adolescente.

Palavra-chave: Ensino, Inclusão e bilinguismo.

Downloads

Publicado

2022-12-30