Pedagogia bilíngue
Resumo
A pedagogia bilíngue é alvo de estudos sendo relacionado com estudantes imigrantes, diante disso esta pesquisa busca responder ao problema de pesquisa: Qual a importância da pedagogia bilíngue no processo de ensino inclusivo? Sendo assim, o objetivo geral visa analisar como a pedagogia bilíngue contribui no processo de aprendizagem e inclusão dos estudantes. Visando trazer como objetivo compreender os métodos aplicados na adaptação com foco no ensino e na inclusão de imigrantes e a verificação das dificuldades e possibilidades da inclusão de imigrantes e o processo no desenvolvimento da aprendizagem. Baseado nos estudos constatou que o acolhimento é essencial para superar as diferenças culturais e do idioma, trabalhar na sala de aula a afetividade, projetos intraculturais, trabalhando com música, ludicidade contribuindo também para melhor adaptação e inclusão da criança e do adolescente. Para isso elaborar e aplicar tais projetos de ensino visando minimizar as dificuldades de adaptação e aprendizado de alunos oriundos de outros países. O Ministério da Educação (MEC) vai preparar professores para facilitar o acolhimento de pessoas que retornam os estudos em nosso país com cursos de capacitação, com o intuito de trabalhar a multiculturalidade, pois no Brasil atualmente residem 1,3 milhão de imigrantes conforme os dados trazidos pelo Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra). Essa pesquisa terá a abordagem qualitativa e realizará o estudo através de entrevistas com os professores, estudantes e a secretaria de educação aprofundando a mesma, para que assim se efetive a inclusão da melhor forma com a educação bilíngue. Baseado nos estudos constatou-se que o acolhimento é essencial para superar as diferenças culturais e do idioma, trabalhar na sala de aula a afetividade, projetos intraculturais, utilizando música, ludicidade contribuindo também para melhor adaptação e inclusão da criança e do adolescente.
Palavra-chave: Ensino, Inclusão e bilinguismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Autores concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à publicação do evento o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial pela Mostra de Iniciação Científica do Cesuca;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).