Literatura infantil e a sua importância na formação de novos leitores

Autores

  • Emilly Amaral da Silva
  • Lucena Coelho Soares
  • Gabriele Bonotto Silva

Resumo

Este estudo tem o intuito de desenvolver uma pesquisa acerca das questões que envolvem a importância da literatura infantil na formação de novos leitores, a fim de buscar um referencial teórico para explicar quais os impactos positivos que a literatura infantil gera quando abordada da forma correta na infância.  Visto que a literatura infantil contribui para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo, evidencia-se nesta pesquisa a necessidade do professor tornar o hábito da leitura cada vez mais presente em sua sala de aula.  Com a intenção de buscar estratégias para que esta imersão no mundo literário aconteça de forma lúdica e desperte desde cedo o interesse dos educandos pelo ato de ler. De modo que sua relação com a literatura infantil se torne palpável e prazerosa. Sabe-se que a literatura se faz importante na formação de novos leitores, os estudos de Vygotsky (1991) evidenciam que o ensino deve se dar de forma sistematizada e organizada, onde a leitura e a escrita sejam necessárias para a formação pessoal da criança, com um significado relevante para sua vivência social. Para que a compreensão do docente se torne mais completa Vygostky (1991) nos traz aspectos relacionados ao futuro, onde após passar pelo processo de imersão e descoberta, o discente depara-se com o período de alfabetização, e estará preparado para esta nova etapa, visto que a sua formação leitora já iniciou de forma indireta desde a primeira infância. Neste ínterim, a pesquisa tem um cunho qualitativo e, portanto serão apresentadas ideias e pensamentos a cerca desta temática. O estudo tem como objetivo buscar de um referencial teórico que contemple o desenvolvimento da criança em conjunto com a literatura infantil. A pesquisa pretende compreender a importância da literatura infantil e impacto que causa na formação de novos leitores, analisando o desenvolvimento da criança e enaltecendo as infâncias. Cientes da necessidade de preservação da infância compreende-se que é papel do professor buscar por está preservação, e defender o lúdico, o brincar, o explorar, o descobrir e o diálogo, para que assim se construa de forma uniforme todos os saberes e não gere traumas na formação de leitores, mas sim, desperte ainda na infância o prazer em ler e ouvir histórias.

Palavras chaves: Literatura infantil; Vygostky; Infância.

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Publicado

2022-12-30