Literatura infantil e a sua importância na formação de novos leitores
Resumo
Este estudo tem o intuito de desenvolver uma pesquisa acerca das questões que envolvem a importância da literatura infantil na formação de novos leitores, a fim de buscar um referencial teórico para explicar quais os impactos positivos que a literatura infantil gera quando abordada da forma correta na infância. Visto que a literatura infantil contribui para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo, evidencia-se nesta pesquisa a necessidade do professor tornar o hábito da leitura cada vez mais presente em sua sala de aula. Com a intenção de buscar estratégias para que esta imersão no mundo literário aconteça de forma lúdica e desperte desde cedo o interesse dos educandos pelo ato de ler. De modo que sua relação com a literatura infantil se torne palpável e prazerosa. Sabe-se que a literatura se faz importante na formação de novos leitores, os estudos de Vygotsky (1991) evidenciam que o ensino deve se dar de forma sistematizada e organizada, onde a leitura e a escrita sejam necessárias para a formação pessoal da criança, com um significado relevante para sua vivência social. Para que a compreensão do docente se torne mais completa Vygostky (1991) nos traz aspectos relacionados ao futuro, onde após passar pelo processo de imersão e descoberta, o discente depara-se com o período de alfabetização, e estará preparado para esta nova etapa, visto que a sua formação leitora já iniciou de forma indireta desde a primeira infância. Neste ínterim, a pesquisa tem um cunho qualitativo e, portanto serão apresentadas ideias e pensamentos a cerca desta temática. O estudo tem como objetivo buscar de um referencial teórico que contemple o desenvolvimento da criança em conjunto com a literatura infantil. A pesquisa pretende compreender a importância da literatura infantil e impacto que causa na formação de novos leitores, analisando o desenvolvimento da criança e enaltecendo as infâncias. Cientes da necessidade de preservação da infância compreende-se que é papel do professor buscar por está preservação, e defender o lúdico, o brincar, o explorar, o descobrir e o diálogo, para que assim se construa de forma uniforme todos os saberes e não gere traumas na formação de leitores, mas sim, desperte ainda na infância o prazer em ler e ouvir histórias.
Palavras chaves: Literatura infantil; Vygostky; Infância.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Autores concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à publicação do evento o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial pela Mostra de Iniciação Científica do Cesuca;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).