A influência do uso das metodologias ativas na aprendizagem de crianças da Educação Infantil
Resumo
As metodologias ativas são frutos de diversos estudos no âmbito educacional. Diversas pesquisas foram realizadas a partir desta temática, pois o uso das mesmas permite que a criança deixe de ser um agente passivo e passe a ser um agente ativo, ou seja, ela participa efetivamente da construção do próprio conhecimento. Esta pesquisa tem o objetivo de desenvolver uma sondagem acerca do uso das metodologias ativas e sua influência na aprendizagem das crianças da Educação Infantil. Ao construirmos o nosso referencial teórico, ancoramos nossos estudos na abordagem de Reggio Emilia, que prioriza uma escola humanizada, optando por formar alunos com habilidades físicas, psicológicas e emocionais, além de criar um sujeito independente, autônomo, e confiante em sua capacidade de ser um grande líder. As crianças devem partir do seu próprio interesse em conhecer e aprender, tendo os professores como parceiros e mediadores. Portanto, elas são tratadas como colaboradoras ativas da educação. Conforme Schön (1995) considera que um educador reflexivo deve ter um olhar atento para a criança. Mais do que isso, precisa deixá-la expressar-se e planejar sua aula com base no conhecimento implícito. A respeito do protagonismo infantil, Berbel (1995) as novas tendências resultam de um processo de interação entre educador e educando , nas quais estes criam conjuntamente novos métodos e caminhos de ensino-aprendizagem, levando a construção do conhecimento pela própria criança. Por tratar-se de uma pesquisa qualitativa, construiremos argumentos para análise dos resultados do estudo. A partir disso, a pesquisa tem como objetivo buscar de um referencial teórico que contemple as metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem das crianças na Educação Infantil. Como objetivos específicos, a pesquisa pretende realizar observações em sala de aula; construir referencial teórico sobre estas metodologias citadas; entrevistar docentes de uma escola privada acerca do uso destas em sala de aula. Nesta perspectiva, atualmente, a educação está em um processo de transformação, procurando inovação, qualidade no ensino e desenvolvimento de novas habilidades. Perante este cenário desafiador, destacam-se as metodologias ativas na educação.
Palavras-chave: Educação Infantil; Reggio Emilia; Metodologias Ativas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Autores concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à publicação do evento o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial pela Mostra de Iniciação Científica do Cesuca;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).