A arte com planejamento

Autores

  • Alícia Oliveira Câmara da Silva
  • Aline Soltau Marques
  • Josiane da Silva Flores
  • Marcela Nhuch Pessato
  • Gabriele Bonotto Silva

Resumo

A arte é fundamental na educação, principalmente na educação infantil, onde antes mesmo de escrever a criança já se expressa por meio da arte, constrói e reconstrói sentidos do mundo e como ela o percebe, sendo assim objetivamos neste resumo analisar qual a importância do planejamento para o ensino e aprendizagem das artes na educação infantil. Decidimos optar pela abordagem da pesquisa qualitativa, para termos um entendimento pleno sobre o assunto. Observaremos por algumas semanas, a sala de aula de um pré 1 de uma escola municipal da região metropolitana de Porto Alegre-RS. A comunidade escolar é composta por pessoas de baixa renda e a escola é localizada em um bairro de periferia. Através de estudos bibliográficos de Cunha e Carvalho (2021), Neto e Costa (2016) e as observações será possível identificar se o planejamento é essencial para o rendimento de uma boa aula de artes, pois não basta apenas entregar uma folha branca e pedir que a criança faça um desenho livre, imprimir um desenho e pedir para que pinte, ou dar um mosaico para que a criança monte, pois, estas ações não geram conhecimento e nem potencializam suas habilidades. A aula precisa de um propósito e um objetivo para ser atingido. É essencial utilizar o desemparedamento na Educação Infantil, planejando com atenção e flexibilidade, respeitando a criatividade e habilidades das crianças, utilizando a construção, trabalhando a coordenação motora ampla e fina, a autoestima e autonomia das crianças, utilizando seus conhecimentos prévios. A arte é um momento de expressão e o educando deve sentir-se livre e autônomo nestes momentos. Observaremos como a aula de artes é realizada, se é planejada ou não, se tem roteiro e se está dentro das competências da BNCC (2017).

Palavras chaves: Planejamento; Artes; Aprendizagem.

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Publicado

2022-12-30