Psicoeducação como intervenção em diagnóstico tardio de Transtorno do Espectro Autista
um estudo de caso
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que envolve déficits de interação social e comunicação, geralmente diagnosticado e tratado na infância, com intervenções para expandir a autonomia do sujeito. Porém, é um diagnóstico também propenso a ser tardio, na adultez, modificando a intervenção de acordo com cada necessidade. O objetivo deste artigo é explanar sobre a psicoeducação, uma ferramenta usada na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), como intervenção em casos de pacientes com comprometimentos leves de cognição e fala preservada, adequado às suas características individuais. Para isso, foi realizado um estudo de caso de um jovem adulto transgênero de 25 anos, que obteve nessa idade um diagnóstico de TEA, através de atendimentos realizados no período de julho de 2021 a maio de 2022. Os resultados mostraram melhora significativa do paciente relativo à sua auto-estima e identidade social, contribuindo para validar essa abordagem como sendo útil para intervenção em casos semelhantes.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Diagnóstico tardio; Psicoeducação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Autores concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à publicação do evento o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial pela Mostra de Iniciação Científica do Cesuca;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).