Projeto de intervenção com estudantes após isolamento social
relato de experiência com enfoque em psicoterapia analítica
Resumo
O presente artigo visa expor um breve relato de experiência realizado em estágio acadêmico profissional. Possui como objeto de intervenção um projeto desenvolvido em escola da rede estadual da região metropolitana de Porto Alegre, abrangendo professores, pais e estudantes do último ano do ensino fundamental. Estes últimos sendo o foco fundamental da intervenção. Teve por principal objetivo promover através da abordagem da psicoterapia analítica, um espaço de escuta e acolhimento no retorno às aulas presenciais, após período de isolamento social, devido a pandemia do COVID-19. Neste trabalho, fez-se necessário buscar fundamentação sobre os impactos causados pela pandemia no desenvolvimento e nas relações dos adolescentes, além da construção de um entendimento teórico a respeito das demandas da adolescência em relação aos desafios comuns deste período da vida.
Palavras-chave: Adolescência; psicoterapia analítica; impactos da pandemia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Autores concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à publicação do evento o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial pela Mostra de Iniciação Científica do Cesuca;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).