Intervenção com pais

contribuições para o desenvolvimento precoce de crianças com Transtorno do Espectro Autista

Autores

  • Luiza Juszkevicz
  • Jéssica de Oliveira Beziazicini
  • Paola Teixeira
  • Maria Eduarda Sansone Silveira
  • Maúcha Sifuentes dos Santos

Resumo

O presente projeto denominado “Autismo & Inclusão” objetiva oferecer um espaço de treinamento a pais (mãe/pai/cuidador) de crianças em idade pré-escolar diagnosticadas ou com hipótese diagnóstica do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Desse modo, busca-se instrumentalizar estes responsáveis a serem colaboradores ativos no desenvolvimento precoce dos seus filhos. O Transtorno do Espectro Autista classifica-se como uma condição caracterizada por prejuízos qualitativos relacionados a dificuldades significativas e persistentes na área sociocomunicativa, acompanhadas por padrões repetitivos e estereotipados de comportamentos, interesses, atividades e movimentos. É um quadro bastante comum na população, com significativos prejuízos na vida dos indivíduos acometidos pela síndrome e seus familiares, sendo que a intervenção precoce, especializada e dirigida à família são diretrizes importantes. Diante disso, propôs-se o grupo a partir do Modelo Denver - The Early Start Denver Model (ESDM), que tem por objetivo uma intervenção focada em desenvolver as áreas da vida que mais são afetadas no TEA, como a cognição, a área social/emocional e a linguagem. O recrutamento dos participantes foi realizado a partir do mapeamento de crianças inscritas na educação infantil de uma Rede Municipal de Ensino parceira. Estão participando do grupo cerca de 20 pais/cuidadores. A metodologia propõe a execução de 8 (oito) encontros, abordando temas como aumento da atenção da criança, rotina social sensorial, desenvolvimento da linguagem e manejo de comportamentos inadequados. Nos encontros já realizados, tem sido possível perceber o nível de engajamento dos pais e cuidadores participantes. Posto isto, e atendendo ao que foi observado nos encontros realizados até o presente momento, pode-se concluir que espaços como esse são fundamentais para o fortalecimento dos pais, bem como para o incremento de estratégias de desenvolvimento precoce no TEA, impedindo o surgimento de uma cadeia de prejuízos.

Palavras-chave: Autismo; TEA; Família; Intervenção Precoce; Modelo Denver.

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Publicado

2022-12-30