Aplicação do genograma para conhecimento da transgeracionalidade
um relato de experiência
Resumo
O genograma é uma ferramenta amplamente utilizada na Terapia Familiar Sistêmica por possibilitar uma representação gráfica da família. Sendo assim, este artigo traz um relato de experiência de uma estagiária de Psicologia sobre a aplicação do genograma como instrumento de identificação de elementos relevantes para o processo psicoterapêutico. O objetivo deste trabalho é demonstrar a prática da ferramenta, através de atendimentos de indivíduos em acompanhamento psicológico, para uma compreensão do seu histórico familiar. O genograma possibilita a identificação de padrões relacionais que são transmitidos de uma geração para a outra, repetindo-se na história familiar. Este processo é chamado de transgeracionalidade. Os atendimentos em questão, foram realizados em estágio profissional do curso de Psicologia, vinculado a um Serviço-Escola de Psicologia de uma instituição de Ensino Superior da região metropolitana de Porto Alegre, durante o primeiro semestre de 2022. Na demanda atendida, foram identificados aspectos de repetições de comportamentos entre as gerações familiares. O estudo demonstra que o papel do terapeuta é apoiar o paciente nesse reconhecimento transgeracional e proporcionar reflexões sobre as modificações dos padrões estabelecidos no círculo familiar.
Palavras-chave: Genograma; Terapia Familiar Sistêmica; Estágio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Autores concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à publicação do evento o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial pela Mostra de Iniciação Científica do Cesuca;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).