A importância da psicologia no ambiente escolar como promotora do bem-estar emocional da criança – bullying não é brincadeira
Resumo
O objetivo deste artigo é o de evidenciar a relevância de desenvolver, para alunos da pré-escola ao quinto ano, no ambiente escolar, um espaço de troca. A partir do relato de experiência de estágio profissional no Núcleo de Apoio em Psicologia em uma Instituição de Ensino Educacional Integrado da região metropolitana de Porto Alegre. O fazer do psicólogo escolar em conjunto com as práticas pedagógicas, dão força a ações de prevenção, como no caso de bullying. Esta prática visa oferecer condições de estruturas psicológicas para construir conhecimento e cidadania, naturalizando o sentir de cada emoção. Revelando o espaço escolar, através de intervenções, como um lugar que permite o compartilhar de vivências e saberes que se cruzam, transformando-se em bem-estar emocional e proporcionando meios para a resolução de conflitos. Nesse sentido, propiciar o desenvolvimento do autocontrole e autorregulação emocional, permitindo assim, que as crianças gerenciem suas emoções através do conhecimento dos diversos sentimentos.
Palavras-chave: Bem-Estar Emocional; Desenvolvimento; Psicologia Escolar; Conflitos; Bullying.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Autores concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à publicação do evento o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial pela Mostra de Iniciação Científica do Cesuca;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).