A importância da psicologia no ambiente escolar como promotora do bem-estar emocional da criança – bullying não é brincadeira

Autores

  • Franciele da Rocha Borges Martins
  • Aline da Silva Piason

Resumo

O objetivo deste artigo é o de evidenciar a relevância de desenvolver, para alunos da pré-escola ao quinto ano, no ambiente escolar, um espaço de troca. A partir do relato de experiência de estágio profissional no Núcleo de Apoio em Psicologia em uma Instituição de Ensino Educacional Integrado da região metropolitana de Porto Alegre. O fazer do psicólogo escolar em conjunto com as práticas pedagógicas, dão força a ações de prevenção, como no caso de bullying. Esta prática visa oferecer condições de estruturas psicológicas para construir conhecimento e cidadania, naturalizando o sentir de cada emoção. Revelando o espaço escolar, através de intervenções, como um lugar que permite o compartilhar de vivências e saberes que se cruzam, transformando-se em bem-estar emocional e proporcionando meios para a resolução de conflitos. Nesse sentido, propiciar o desenvolvimento do autocontrole e autorregulação emocional, permitindo assim, que as crianças gerenciem suas emoções através do conhecimento dos diversos sentimentos.

Palavras-chave: Bem-Estar Emocional; Desenvolvimento; Psicologia Escolar; Conflitos; Bullying.

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Publicado

2022-12-30