Consultoria de acervo
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Resumo
A leitura é uma competência necessária para viver no mundo atual. Ao pensar nisso, desenvolveu-se uma pesquisa sobre a leitura na biblioteca escolar, especialmente no que tange a formação inicial de professores no curso normal. A pesquisa ocorreu durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional e Espaços não-escolares, do curso de licenciatura em Pedagogia no Centro Universitário Cesuca, no primeiro semestre de 2022. Para desenvolver o estudo, elaborou-se o seguinte problema de pesquisa: Como inserir as turmas do Curso Normal na biblioteca do Colégio, incentivando a pesquisa científica em livros, por parte de jovens professores, a partir de diferentes gêneros literários atrelados à tecnologia e estímulo entre os pares? Sendo que o objetivo do estudo foi proporcionar a integração de atividades que visem articular teoria e prática em busca da construção e aperfeiçoamento do perfil do Pedagogo. E consequentemente, apresentam-se os seguintes objetivos específicos: Conhecer os ambientes e as realidades de atuação do Pedagogo; aplicar, no ambiente de atuação, conhecimentos teóricos desenvolvidos ao longo do curso de Pedagogia; refletir sobre a experiência profissional em uma biblioteca escolar.A abordagem escolhida foi a qualitativa, utilizando-se do estudo de caso, da observação e da entrevista para produzir dados pertinentes ao objetivo do estudo. Os autores que corroboram com o estudo, enfatizam a importância da leitura e consequentemente do espaço da biblioteca escolar, como espaço fundamental para construção de bons leitores e cidadãos críticos, a saber: Freire (2021) e Brasil (2017). Como resultado do estágio, surgiu um site de consultoria de acervo, onde foram postadas diferentes referências para que os futuros professores pudessem interagir com maior intensidade na biblioteca de forma presencial e online. Já os resultados da pesquisa, demonstram que professores, em sua formação inicial, precisam ter contato com diferentes gêneros textuais, tornando-se leitores, para depois poderem promover a leitura com seus estudantes.
Palavras-chave: Biblioteca escolar; Leitura; Pedagogia.
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