Bem-estar docente e a relação escola professor e comunidade

Autores

  • Dejanira Fatima de Góes
  • Gabriele Bonotto Silva

Resumo

O presente artigo foi realizado na disciplina de Prática Interdisciplinar: contextos e processos educacionais, realizada no Centro Universitário Cesuca, no primeiro semestre de 2022. A pesquisa objetiva refletir sobre bem-estar docente e as consequências para as crianças na Educação Infantil. Para isso avaliou-se os fatores de satisfação no trabalho e as estratégias que geram e mantém o bem-estar docente, com o objetivo de analisar de que modo os professores podem construir a felicidade no trabalho. A partir desta problemática, iniciou-se uma pesquisa bibliográfica do ponto de vista metodológico, a qual encontrou materiais que relatam como o bem-estar docente influencia no ambiente escolar e no desenvolvimento do aprendizado. Os principais autores utilizados foram Freire (2005), Edwards et al. (1999) e Carmen et al. (2001), que abordam aspectos teóricos e práticos sobre a Educação Infantil. Tanto no que tange ao papel do professor, quanto a da comunidade e das crianças.  Além disso, utilizou-se como recurso a observação e a entrevista, para construir a análise de dados e relacionar diferentes aspectos da pesquisa, construindo a resposta para o problema de pesquisa. Durante o desenvolvimento deste artigo, ficou claro a importância do vínculo entre escola - criança – comunidade, estreitando os laços, afetividade e afinidades. Tais achados contribuem para a aprendizagem tornando-os participantes do processo de construção dos saberes, tornando o bem-estar de crianças e professores. Outras pesquisas e estudos futuros seriam interessantes para o aprofundamento deste assunto e sua expansão e maior investigação por ter grande importância na formação dos docentes e no desenvolvimento das crianças.

Palavras-chave: Bem-estar docente, aprendizado, professor, comunidade

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Publicado

2022-12-30