Autonomia na Educação Infantil
uma análise da faixa etária dos dois anos
Resumo
A educação infantil é uma etapa que permite inúmeras pesquisas, por tratar-se de um momento de descoberta e de desenvolvimento de novas habilidades e competências pelas crianças e também pelos professores envolvidos. A partir disso, o presente artigo foi proposto pela disciplina de Prática Interdisciplinar: Contextos Escolares, do curso de licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Cesuca, durante o primeiro semestre de 2022. Este estudo busca analisar quais recursos contribuem para a construção da autonomia em crianças na faixa etária de 2 (dois) anos de idade em uma escola de educação infantil da rede privada do município de Gravataí. A partir disso, procuramos elencar alguns elementos decisivos na aquisição ou não da autonomia e se a escola em questão contribui para a aquisição da mesma. Para contribuir com este artigo de natureza qualitativa e dentro dela, de estudo de caso, utilizaremos conceitos de SALTINI (2008), PIAGET (1994), HAAS (2005), ABAGGNANO (2000), LIMA (2009), KAMII (1990), VYGOTSKY (1994), ZABALZA (1998), CORSARO (2005), etc. O artigo foi fundamentado também com base em observações de turma, entrevista com a professora titular e análise dos documentos da escola. Concluímos que a autonomia é uma construção contínua e que a escola em questão contribui positivamente para a aquisição da mesma. Alguns temas relativos à construção da autonomia dignos de futuras pesquisas são: como dialogar verdadeiramente com crianças bem pequenas; qual a real importância dos recursos pedagógicos frente às necessidades das crianças modernas de apenas serem crianças e viverem suas infâncias felizes; como valorizar verdadeiramente a criança bem pequena.
Palavras chave: autonomia, educação infantil, diálogo.
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