“É aqui a biblioteca?” – intervenção pedagógica em biblioteca escolar
um espaço esquecido
Resumo
As bibliotecas escolares são locais de inspiração e de fomento a leitura e a criatividade. São ambientes que precisam acolher e encantar crianças e estudantes de todas as faixas etárias. Com isso, percebeu-se como campo de estágio, que a biblioteca escolar apresenta potencialidades para o trabalho do pedagogo. A partir dessa inquietação, realizou-se o estágio supervisionado em gestão e espaços não escolares, do curso de Pedagogia do Centro Universitário Cesuca, no primeiro semestre de 2022. O relato do estágio gerou este artigo, que teve como problema de pesquisa: Como proporcionar a integração de atividades que visem articular teoria e prática em busca da construção e aperfeiçoamento do perfil do Pedagogo? A pesquisa teve como metodologia a perspectiva qualitativa, utilizando como recurso de coleta de dados a observação do espaço da biblioteca e entrevista com a professora responsável. Para aprofundar as descobertas, registrou-se o passo a passo da prática pedagógica desenvolvida na biblioteca, que surgiu através da elaboração do projeto “É aqui a biblioteca?” – intervenção pedagógica em ambiente escolar: um espaço esquecido. A atuação do estágio foi construída pela contação de histórias para diferentes turmas, organização da biblioteca, a biblioteca como fonte de pesquisa e divulgação de livros e do próprio espaço. Como achados desta pesquisa, destaca-se a importância de uma biblioteca ativa e de portas abertas para receber todos estudantes, como fator importante para o desenvolvimento da leitura e da curiosidade. Assim como, a relevância do pedagogo neste ambiente para otimizar a aprendizagem e realizar diferentes projetos que priorizem a construção da visão de mundo.
Palavras-chave: Biblioteca Escolar; Contação de histórias; Estágio na Pedagogia.
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