Avaliação qualitativa das preparações do cardápio de uma Unidade de Alimentação e Nutrição da região sul do Brasil
Resumo
O cardápio é considerado uma importante ferramenta de trabalho para nutricionistas que atuam em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), e no seu planejamento diversos aspectos devem ser considerados, com destaque para os aspectos sensoriais (combinação e tipos de alimentos, técnicas de preparo, cores, sabores, texturas), oferta de certos alimentos como vegetais folhosos, frutas, carnes, e alimentos ricos em enxofre. O objetivo deste trabalho foi avaliar qualitativamente as preparações do cardápio de uma UAN da Região Sul do Brasil. Trata-se de um estudo descritivo, realizado em cardápios de 3 meses consecutivos, no ano de 2022. Para a avaliação da qualidade utilizou-se o método AQPC, que emprega parâmetros positivos e negativos, classificados em “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” ou “péssimo”, de acordo com a frequência de ocorrência. Foi feita também uma análise comparativa entre os meses, a fim de observar a continuidade dos padrões alimentares na UAN. Os cardápios, em sua maior parte, tiveram melhoras nas classificações nos meses consecutivos. Porém, alguns itens, em especial os com aspectos negativos, se mostraram inalteráveis, como a oferta diária de doces e a ausência de frutas. A oferta de folhosos foi classificada como ótima em todos os meses avaliados, já a oferta de doces e frutas (consideradas aspectos negativos e positivos, respectivamente), como péssima. Os itens cores iguais, ricos em enxofre, carne gordurosas e frituras (considerados aspectos negativos) foram classificados de regular a bom. Diante dos resultados apresentados, concluiu-se que os cardápios avaliados não contemplam aspectos importantes para a qualidade nutricional das refeições oferecidas.
Palavras-chave: Planejamento de Cardápio; Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio; Método AQPC; Serviços de Alimentação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Autores concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à publicação do evento o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial pela Mostra de Iniciação Científica do Cesuca;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).