Um estudo sobre o processo de mudança para o home office em setores de uma instituição de ensino superior durante covid-19
Resumo
O cenário pandêmico no início de 2020, no qual as empresas e instituições de ensino tiveram que adaptar-se as novas formas de trabalho presencial, transformando em home office, que se tornou uma prática rotineira, com mais flexibilidade e novos métodos de desempenho das tarefas no dia a dia. Diante desta perspectiva, este estudo tem como objetivo geral, analisar as dificuldades encontradas no processo de mudança durante a pandemia, nos setores de uma instituição de ensino superior, tendo como objetivos específicos descrever o processo de modalidade de trabalho e verificar quais os benefícios o home office trouxe para a instituição. A modalidade do home office trouxe as organizações uma nova visão de desempenho das atividades, possibilitando as empresas passarem pela pandemia de forma menos problemática, sem afetar o trabalho, qualidade de ensino e atingimento de metas, não prejudicando a população em geral. A presente pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, buscando inicialmente estruturar a fundamentação teórica, para dar sustentação ao estudo. A fim de atingir os objetivos, serão realizadas entrevistas com questionário semiestruturado, com quatorze perguntas, em diferentes setores de uma IES, as entrevistas serão realizadas gravadas, com uma amostra de 4 participantes dos setores acadêmico, comercial, administrativo e o setor de atendimento, procurando verificar os processos realizados para cada setor diferente das suas funções, identificando os principais aspectos de mudanças, vantagens e desvantagens desta nova modalidade. Após a realização das entrevistas, que estão em andamento, os dados serão transcritos e tabulados, para realização da análise de conteúdo e discussão dos resultados, procurando atingir os objetivos propostos neste estudo.
Palavras-chave: home-office; processos de mudança; pandemia
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