Fintechs
uma pesquisa quantitativa sobre o impacto social que os bancos digitais têm gerado no Brasil
Resumo
A inovação da era digital está proporcionando novas experiências em todo o mundo. Um grande exemplo dessas inovações são as startups do mercado financeiro, conhecidas como fintechs. Diniz (2019) caracteriza as fintechs como startups que proporcionam autonomia nas decisões financeiras dos consumidores, além disso, o autor ressalta que as fintechs promovem a necessidade do consumo de um produto inovador, com a maior facilidade e custo baixo equiparado às instituições financeiras tradicionais. Alguns trabalhadores sofrem para acessar crédito e outros recursos financeiros, e pensando nisso, algumas fintechs desenvolveram soluções com conta digital, gerenciador financeiro, antecipação de recebíveis e produtos de seguros voltados para este público. (MARTINS, 2022). Figo e Lewgoy (2019) salientam que, esses são pontos que se tornam os diferenciais das fintechs em relação aos seus concorrentes, as grandes instituições financeiras convencionais. De acordo com Costa (2022) os serviços propostos pelas fintechs abrangem os já oferecidos pelos bancos tradicionais, contudo reduzem custos com taxas de transação, empréstimos entre outros. Essas startups possuem o potencial para impactar positivamente a inclusão financeira, atendendo populações sem acesso a contas correntes e serviços financeiros básicos, devido à burocracia dos bancos tradicionais. Para o desenvolvimento deste estudo, definiu-se como objetivo geral analisar o impacto social gerado pelas fintechs no Brasil. Como método, o estudo classifica-se como uma pesquisa quantitativa descritiva, sendo aplicada através de um survey. Para Coelho et al. (2020) a eficácia da utilização do questionário está relacionada com aplicação de perguntas bem elaboradas. Com isso, o questionário online será disponibilizado na plataforma Google Forms, composto por quatorze perguntas de múltipla escolha destinadas para pessoas residentes de Gravataí, Cachoeirinha e Porto Alegre/RS. Para Silva et al (2021) a pesquisa quantitativa demonstra o resultado em números, onde contextualiza e interpreta de forma mais completa. Para identificar quem são e os impactos que sofrem os consumidores das fintechs, bem como, por outro lado, identificar e analisar quem são os não adeptos a nova tecnologia financeira e suas principais razões para tal fato, optou-se por utilizar uma análise estatística descritiva. Os dados serão exportados para o Microsoft Excel, a fim de obter uma melhor visualização dos resultados. Este artigo está em fase de coleta de dados.
Palavras-chave: Fintechs; Inovação; Consumo
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Autores concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à publicação do evento o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial pela Mostra de Iniciação Científica do Cesuca;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).