Fintechs

uma pesquisa quantitativa sobre o impacto social que os bancos digitais têm gerado no Brasil

Autores

  • Amanda Rosane da Silva
  • Natália Alos de Medeiros
  • Juliana Sabóia de Melo

Resumo

A inovação da era digital está proporcionando novas experiências em todo o mundo. Um grande exemplo dessas inovações são as startups do mercado financeiro, conhecidas como fintechs. Diniz (2019) caracteriza as fintechs como startups que proporcionam autonomia nas decisões financeiras dos consumidores, além disso, o autor ressalta que as fintechs promovem a necessidade do consumo de um produto inovador, com a maior facilidade e custo baixo equiparado às instituições financeiras tradicionais. Alguns trabalhadores sofrem para acessar crédito e outros recursos financeiros, e pensando nisso, algumas fintechs desenvolveram soluções com conta digital, gerenciador financeiro, antecipação de recebíveis e produtos de seguros voltados para este público. (MARTINS, 2022). Figo e Lewgoy (2019) salientam que, esses são pontos que se tornam os diferenciais das fintechs em relação aos seus concorrentes, as grandes instituições financeiras convencionais. De acordo com Costa (2022) os serviços propostos pelas fintechs abrangem os já oferecidos pelos bancos tradicionais, contudo reduzem custos com taxas de transação, empréstimos entre outros. Essas startups possuem o potencial para impactar positivamente a inclusão financeira, atendendo populações sem acesso a contas correntes e serviços financeiros básicos, devido à burocracia dos bancos tradicionais. Para o desenvolvimento deste estudo, definiu-se como objetivo geral analisar o impacto social gerado pelas fintechs no Brasil. Como método, o estudo classifica-se como uma pesquisa quantitativa descritiva, sendo aplicada através de um survey. Para Coelho et al. (2020) a eficácia da utilização do questionário está relacionada com aplicação de perguntas bem elaboradas. Com isso, o questionário online será disponibilizado na plataforma Google Forms, composto por quatorze perguntas de múltipla escolha destinadas para pessoas residentes de Gravataí, Cachoeirinha e Porto Alegre/RS. Para Silva et al (2021) a pesquisa quantitativa demonstra o resultado em números, onde contextualiza e interpreta de forma mais completa. Para identificar quem são e os impactos que sofrem os consumidores das fintechs, bem como, por outro lado, identificar e analisar quem são os não adeptos a nova tecnologia financeira e suas principais razões para tal fato, optou-se por utilizar uma análise estatística descritiva. Os dados serão exportados para o Microsoft Excel, a fim de obter uma melhor visualização dos resultados. Este artigo está em fase de coleta de dados.

Palavras-chave: Fintechs; Inovação; Consumo

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Publicado

2022-12-30