Empreendedorismo feminino
Resumo
A realidade das mulheres no mercado de trabalho é diferenciada há muitos anos. Desde o início da civilização, os grupos masculinos possuíam o poder superior de decidir sobre trabalho, escolhas, finanças, votos e até casamento, os homens tinham um poder da sociedade patriarcal onde somente eles tinham o poder de decisão, e a realidade da mulher mesmo com o passar do tempo o conceito de trabalho feminino vieram evoluindo por meio de lutas e conquistas de algumas mulheres. Segundo Diogo e Coutinho (2006), a mulher trabalhadora pertencente às camadas mais populares e pobres e são as mais afetadas, sendo elas que vivem discriminação, acúmulo de funções e frequentemente ocupa trabalhos não qualificados e repetitivos. O homem continua sendo o responsável pelos sustentos financeiros da família, continua assumindo cargos e empreendimentos importantes e bem-sucedidos. No entanto as mulheres avançaram no passar dos tempos, conquistou lugares no mercado de trabalho, adquiriram muitos direitos e mesmo com as responsabilidades do lar e da família, conciliou e conquistou seu espaço no mercado. Segundo (SEBRAE 2021) as mulheres encontraram no empreendedorismo como forma de combater a desigualdade social. Muitas investiram em seus próprios negócios, superando desafios culturais, e muitas em busca do empreendimento conquistar o a liberdade financeira. (Para Jonathan, 2011) O empreendedorismo feminino contribui para o empoderamento e a valorização da mulher do mercado empreendedor, além de incluir a mulher no mercado de trabalho, mas também a independência e a liberdade feminina. Contudo, ainda é possível ver em várias culturas o desmerecimento do trabalho feminino. Diante do exposto, o objetivo geral desse trabalho é analisar o crescimento do empreendedorismo feminino e como objetivo específico é compreender os desafios de empreender e identificar as causas que levam ao crescimento do empreendedorismo feminino. Os Objetivos propostos serão realizar através de uma pesquisa quantitativa descritiva utilizando um questionário enviado de forma online para as respondentes empreendedoras, como roteiro estruturado. O trabalho referido terá uma análise de dados pelo método de análise estatística descritiva.
Palavras-chaves: Desigualdade social, empreendedorismo feminino, a mulher no mercado de trabalho.
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