Análise das variações orçamentárias de uma indústria de materiais de consumo nos períodos de 2011 a 2020
Resumo
Orçamento empresarial é uma ferramenta fundamental para o planejamento da empresa, nele é permitido projetar despesas e receitas, a fim de traçar metas para o ano. Este artigo tem como objetivo mostrar sua relevância em uma empresa S/A, além da importância da realização do monitoramento mensal dos valores orçados e realizados, evitando grandes desvios. Existem diversos tipos de orçamentos, como flexível, estático, base zero, de tendências entre outros, para esse estudo será utilizado o orçamento estático que é o mais utilizado pelas empresas. Depois de elaborado, o orçamento não pode mais ser alterado. Com isso, as variações entre o valor orçado e real devem ser justificadas pelos gestores. A área de controladoria desta empresa é a responsável por supervisionar a entrega das planilhas orçamentarias, analisar as informações e agrupá-las a fim de montar as modelagens financeiras, idealizando os demonstrativos de resultados, balanço patrimonial, fluxo de caixa, além de outras projeções. Com base no exposto foi definido o seguinte objetivo geral: analisar as variações orçamentárias de uma indústria de materiais de consumo de 2011 a 2020. Para a realização do estudo foi aplicado uma metodologia descritiva, quanto ao objetivo, qualitativa quanto a abordagem, com a realização de um levantamento realizado por meio de uma pesquisa documento e entrevista não estruturada. Para a realização do estudo, está sendo feita uma pesquisa documental com relatórios fornecidos pela empresa, como as planilhas orçamentárias, “Book Gerencial” e planilhas OxR (Orçado x Realizado) além de entrevistas com os gestores dos cinco centros de custos com maior representatividade de valor orçado dentro desta empresa. O controle mensal do orçamento é feito também pela controladoria, porém são apenas demonstrados em relatórios, os desvios não são justificados e corrigidos, ocorre apenas uma comparação entre o real e orçado do mês atual e do anterior, que são expostos no “Book Gerencial” para diretoria, conselho e gerencia. Quando é perceptível para um deles a diferença entre o que foi realizado comparado com o orçado, é feita a abertura da conta, para analisar onde se encontra a discrepância. O estudo está sendo realizado com dados do ano de 2011 a 2020 e até o presente momento foram encontrados certas variações relevantes nos documentos analisados.
Palavras-chave: Orçamento; Planejamento; Controle.
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