A psicologia organizacional e do trabalho na gestão de pessoas
Resumo
Este artigo busca demonstrar a importância da Psicologia na área de Recursos Humanos e entender o papel do Psicólogo Organizacional e do Trabalho na Gestão de Pessoas. Estudar sobre Qualidade de Vida do Trabalho, analisando tanto a percepção de um profissional psicólogo organizacional, quanto a percepção de colaboradores, e entender os benefícios da psicologia para as organizações e para a saúde dos colaboradores. O método utilizado para este estudo é qualitativo e quantitativo, a coleta de dados ocorreu através de um questionário virtual aplicado a trabalhadores e de uma entrevista a um profissional psicólogo da área de Gestão de Pessoas. Uma descoberta importante desta pesquisa é a ampla manifestação de distúrbios psicológicos que ameaçam o bem estar dos colaboradores, e a escassez de incentivo à Qualidade de Vida no Trabalho dentro das empresas. Através deste trabalho foi possível identificar as dificuldades que os colaboradores enfrentam diariamente no local de trabalho e explicar a contribuição da psicologia organizacional e do trabalho para manter um ambiente de trabalho saudável, ampliar a produtividade e o potencial das empresas. Os conhecimentos da psicologia são empregados na tentativa de compreender o comportamento individual e coletivo para aplicar estratégias que possibilitem Qualidade de Vida, melhor desempenho das atividades laborais, e garanta bons resultados a empresa.
Palavras-chave: Psicologia; Gestão de Pessoas; Saúde e bem-estar; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Qualidade de Vida no Trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Autores concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à publicação do evento o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial pela Mostra de Iniciação Científica do Cesuca;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).