Percepção dos alunos concluintes do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário CESUCA em relação ao preparo para o mercado de trabalho
Resumo
Quando o aluno de ciências contábeis está em um ambiente profissional, o material e conhecimento obtido no ambiente acadêmico são suficientes para esse aluno laborar as atividades somente com este conhecimento, o conteúdo que é aplicado atualmente na instituição de ensino em ciências contábeis, nos temas específicos do curso, faz com que os alunos estejam preparados para o mercado de trabalho e para aqueles que já estão inseridos no mercado de trabalho contábil, o ensino acadêmico é visto na prática por eles. Diante disto, O presente estudo tem o objetivo geral de apresentar a percepção dos alunos matriculados nos semestres finais da graduação do curso de Ciências Contábeis em relação ao preparo para o mercado de trabalho. Foram elaborados dois questionários e aplicados de maneira presencial, na instituição, para os alunos, sendo um para alunos atuantes na área contábil, com 6 perguntas, sendo 2 abertas e 4 fechadas e outro para os alunos que não tiveram contato com a área, com 5 questões onde o formato é idêntico, mas neste somente 1 questão era aberta. Com objetivo de evidenciar a opinião dos alunos sobre a instituição abordar ou não temas relevantes para o mercado de trabalho obtiveram-se 57 respostas, em geral, com os respondentes se considerando preparados para o ambiente profissional e entendendo que a instituição deveria abordar alguns temas além dos que aborda referente às matérias específicas de contabilidade.
Palavras-chave: Contabilidade; Ensino; Profissional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Autores concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à publicação do evento o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial pela Mostra de Iniciação Científica do Cesuca;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).