Etnomatemática
uma análise dos conhecimentos e experiências de professores brasileiros a partir de sua trajetória profissional
Resumo
O presente estudo sobre etnomatemática, buscou responder ao problema de pesquisa “Como professores do Brasil compreendem a etnomatemática nos processos de ensino e aprendizagem?”. Para responder tal problemática foi elaborado, como objetivo geral, classificar as diferentes formas de etnomatematizar de professores brasileiros, e como objetivos específicos destacar convergências e divergências sobre a etnomatemática na perspectiva de professores do Brasil e significar o emprego da etnomatemática na prática docente. A base teórica deste estudo apoiou-se nas ideias de D’Ambrosio, Rosa e Orey, Barton e Knijnik sobre o conceito e o programa etnomatemática. A coleta de dados, devido a pandemia, foi realizada por meio de um questionário on-line de caráter qualitativo denominado “etnomatemática: uma análise dos conhecimentos e experiências de professores brasileiros a partir de sua trajetória profissional”. Esse questionário foi disponibilizado na plataforma Google Formulários, contando com seis perguntas elaboradas pelas autoras. Por meio desse, obteve-se um total de quarenta e três respostas de professores de diversas regiões do Brasil. A análise de dados deu-se por meio da ATD na perspectiva de Moraes e Galiazzi (2011) de acordo com as três etapas: unitarização, categorização e metatexto. Dessa última etapa, obteve-se três categorias finais emergentes: primeiros contatos com a etnomatemática; entendimentos e principais referências com relação à etnomatemática; etnomatemática na prática docente. Para cada uma das categorias, houve diferentes conclusões, sendo possível destacar convergências com relação à compreensão da etnomatemática como um método de ensino quando aliado à história matemática e diversas culturas que auxiliam no aprendizado dos sujeitos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Etnomatemática; Formação de professores; Educação matemática.
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