Saúde bucal e a importância da higienização na fase pré-escolar
um relato
Resumo
A saúde bucal escolar teve seu início no final dos anos 80 no Brasil e o programa educacional foi decretado em 5 de dezembro de 2007 (decreto n° 6.268). Neste mesmo ano foi lançado o Dia Mundial da Saúde Bucal, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a melhorar na higiene oral. A cárie dentária é a doença bucal que mais prevalece nas crianças na fase pré-escolar e quando não tratada pode levar a perda dentária precoce por esse motivo a ação foi inserida nas escolas com o auxílio dos professores. Objetivo: relatar a experiência acadêmica na produção de um material educativo e lúdico sobre a importância da higienização bucal. Conhecer os hábitos da higiene bucal das crianças e identificar até onde elas sabem sobre o autocuidado bucal e o impacto da desigualdade social. Metodologia: trata-se de um relato sobre a experiência de acadêmicas de enfermagem em estágio de prática de saúde coletiva (saúde bucal) localizado em uma escola pública do município de Cachoeirinha/ RS. Resultado: alcançar o maior número de crianças, ensinando-as sobre uma boa escovação e a utilização do fio dental, proporcionando mais ações voltadas a educação bucal infantil. Foi construído material lúdico (boca, escova de dente, creme dental e fio dental) e didático (atividades impressas) onde as crianças tiveram participação ativa em como utilizá-los no projeto realizado. Considerações finais: o projeto de ação na escola investiu para acrescentar no nosso conhecimento em saúde bucal e como desenvolver está ação no meio infantil, a forma de abordar as crianças utilizando de aspecto lúdico e compreensível para elas. Além da compreensão obtidas por nós, acadêmicas de enfermagem, foi de grande valia para estes estudantes o conhecimento que podemos orientar e informar.
Palavras chaves: Saúde Bucal; Escolas; Promoção de Saúde.
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