A importância da monitoria no meio acadêmico
um relato de experiência
Resumo
durante a graduação adquirimos muitos conhecimentos sobre a nossa área através da
grade curricular do curso, mas é do conhecimento de todos a importância pela busca de
aprendizados extracurriculares. De acordo com diversos estudos, a monitoria acadêmica é uma
forma de ensino que mediante a troca de experiências entre alunos-monitor e professor contribui
para a aprendizagem e para a formação integral do aluno monitor. Durante a graduação é desejável
que os alunos envolvam-se nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação
na busca por novas práticas e experiências que o auxiliem no fortalecimento dos aprendizados
teóricos e práticos, assim como, na integração curricular em seus diferentes aspectos. Objetivo:
Relatar as experiências vivenciadas durante a monitoria, da Prática de Enfermagem na Saúde da
Mulher e do Recém-nascido, realizada no Centro Universitário Cesuca. Método: Trata-se de um
relato de experiência acerca das atividades realizadas como monitora da disciplina Prática de
Enfermagem na Saúde da Mulher e do Recém-nascido propostas pela professora responsável
durante o segundo semestre de 2022. Também foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a
temática no Google acadêmico e Scielo, usando as seguintes palavras-chaves: Importância da
monitoria; Monitoria acadêmica; Educação em enfermagem. Resultados e Discussão: em primeiro
momento o monitor acompanhou uma revisão realizada, pela docente, com a turma dos conteúdos
ministrados na cadeira teórica da disciplina, dentre eles, as evoluções de mulher, citopatológico,
gestante, puérpera e recém-nascido. Durante as aulas foram realizadas oficinas de pintura de ventre
materno, com gestantes que se encontravam entre o segundo e o terceiro trimestre de gestação,
atividade esta, pela qual a monitora ficava responsável de divulgar, organizar a agenda conforme o
cronograma da disciplina. Nos dias em que a pintura era realizada a monitora era responsável por
organizar o material que seria utilizado, inicialmente, na consulta de enfermagem realizada pelos
alunos da turma durante a prática em laboratório e a seguir na atividade da pintura. A monitora
também teve a oportunidade de participar das apresentações dos estudos de caso apresentados por
cada aluno da turma, tendo dessa forma, a oportunidade de ampliar seus conhecimentos acerca de
diversas temáticas sobre a saúde das mulheres, especialmente durante o período gestacional.
Considerações finais: a monitoria acadêmica permitiu a cooperação mútua entre discente e docente, através da troca de saberes entre os alunos-monitor e professor. Destaca-se o papel do
monitor como facilitador da comunicação entre os colegas e o professor. Conclui-se que a atividade
contribui, de forma efetiva, para o fortalecimento do aprendizado do aluno monitor.
Palavras-chave: Educação em enfermagem; Saúde da mulher; Monitoria acadêmica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Autores concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à publicação do evento o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial pela Mostra de Iniciação Científica do Cesuca;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).