Internet das coisas

inovações da tecnologia e seu impacto nos negócios

Autores

  • Arthur Antonello Leiria
  • Nicoli dos Santos
  • Rian Dias de Oliveira
  • Vitória Bernardo Velho
  • Clóvis da Silveira

Resumo

Desde seus primórdios, o ambiente empresarial se mostra altamente volátil, mas sua mudança mais tangível pode ser encontrada na área da tecnologia. Ao recapitular um pouco a história, vemos que essa evolução vem sendo construída de forma mais acelerada nos últimos 250 anos, e mais precisamente, desde a Segunda Guerra Mundial nos anos 1940, período no qual ocorreram grandes descobertas nos campos de conhecimento tecnológico. Após o conflito, o avanço científico foi impulsionado por tecnologias que antes eram utilizadas somente na guerra e que agora ganhavam mais espaço no meio comercial e empresarial. Esse período de revoluções tecnológicas que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial e decorreu durante toda a Guerra Fria até o século XXI foi chamado de “Terceira Revolução Industrial”. Com a criação de novas ferramentas e qualificação do que havia nas empresas da época, já foi possível efetuar um aumento de produtividade com seu tempo de fabricação reduzido, uma maior qualidade nos produtos e a redução de prejuízos que, consequentemente, aumentou os lucros gerados por essa produção. A partir dali começou a ser moldado o que hoje chamamos de Internet das Coisas, promovendo uma troca de informações e globalização que beneficiam o ramo empresarial em suas diversas nuances no mercado da época. Trazendo facilidade não só para a vida do empresário que buscava dar competitividade aos seus produtos, mas também para seu consumidor final que passou a ter suas necessidades atendidas com mais eficiência. Assim a Internet das Coisas busca compreender os desejos de seu usuário, com maior agilidade na coleta de dados e o fortalecimento da relação entre ambos os envolvidos nesse processo. Diversas possibilidades são encontradas ao aderir essa forma de investimento no negócio, refletindo em maior visibilidade de determinado produto no mercado, auxiliando no marketing que cada vez mais se faz presente com as mídias sociais. Seu uso também propicia um melhor gerenciamento e organização de dados principalmente para empresas que contam com uma área de logística, melhorias na experiência do cliente que recebe um atendimento personalizado por meio dos dados coletados por esses dispositivos e uma maior qualidade de ferramentas para sua linha de produção que aumentam o lucro devido sua baixa taxa de erros. Em contrapartida sua implementação nos negócios podem demandar alto investimento pois irá contar com tecnologias que serão conectadas em todo seguimento escolhido, fazendo com que seja preciso um planejamento antecipado sobre sua necessidade e como será suprida sua manutenção. Com esse trabalho, que se encontra em andamento, temos o objetivo de compreender um pouco mais da atuação da Internet das Coisas no mundo dos negócios e como as tecnologias mais recentes têm trazido inovações para esse mercado, buscando analisar o tamanho do seu impacto na competitividade entre empresas concorrentes conforme seu investimento na área.

Palavras-chave: Internet das Coisas; Empresas e Negócios; Tecnologia e Inovações.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

RESUMO ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS/CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO