Contextualizando o “grupo dos cursos” do projeto Metamorfose Digital
Resumo
O projeto “Metamorfose Digital” é um projeto institucional do Centro Universitário Cesuca que ainda está em execução, ao qual tem como objetivo a responsabilidade social, que é feita por meio de aulas de inclusão digital e arrecadação de equipamentos que utilizam a tecnologia da Informação para pessoas carentes, e o descarte correto de lixo eletrônico. O projeto Metamorfose, no semestre 2022/1 do Cesuca, ao tornar-se institucional, vincula-se um projeto de extensão a este intitulado de “A inclusão digital como ferramenta para o desenvolvimento social”, contando com um bolsista para auxiliá-lo. Com a entrada do novo projeto, formou-se um novo grupo, dentre os 6 que atuam hoje, no projeto Metamorfose. O novo grupo, no semestre 2022/2 do Centro Universitário, conta com 5 integrantes juntamente com o orientador da disciplina, os quais são os autores do resumo. O grupo foi criado com o intuito de ministrar aulas de inclusão digital para pessoas carentes e, ao final do curso, entregar-lhes um equipamento para poder seguir seus estudos, para isso, foram listadas algumas tarefas e obrigatoriedades que o grupo deveria realizar ao decorrer das aulas, sendo as principais: formação do material para aulas, ministrar as aulas, formação do relatório com as tarefas exercidas pelo grupo, ter o controle, registros de presenças e trabalhos dos alunos, todas as tarefas foram planejadas e ainda estão em execução visando fazer oficinas de Excel e PowerPoint para jovens do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Carlos Wilkins, onde foram abertas 20 vagas e os jovens foram selecionados pelo convênio. Até a data 27/09/2022, foram ministradas 5 aulas de Excel para os alunos, tendo como auxílio do grupo dos cursos, os nomeados “supervisores”, que são colegas atuantes do Metamorfose, mas que disponibilizam seu tempo de trabalho em seu determinado grupo do projeto, para supervisionar e auxiliar ao lado de 2 alunos durante o desenrolar das aulas para que, caso haja alunos com maiores dificuldades ou tenham dúvidas de como fazer certa tarefa, o supervisor possa ajudá-lo. As aulas também contam com a participação de 2 integrantes do grupo dos cursos que ficam responsáveis por ministrar as aulas, bem como o pelo material de apoio impresso que é disponibilizado aos supervisores e alunos, 1 monitor que confere presença, gerencia e auxilia os alunos, todos sendo essenciais para que a aula ocorra conforme o esperado. O Projeto, assim como o grupo dos cursos, ainda está executando seus trabalhos e a cada dia trabalhando, esforçando-se para que seus alunos tenham a melhor experiência possível com o curso e saiam deste com uma alta carga de conhecimento. O grupo pretende terminar a oficina de Excel, fazer a oficina de PowerPoint e a formatura, entregando certificado e o equipamento ao aluno que cumpriu alguns requisitos. Durante o mês de novembro de 2022 e o trabalho em questão, conta com a formação de um artigo, relatando todas as experiências das oficinas, do grupo dos cursos e seus próximos passos no projeto.
Palavras-chave: Metamorfose Digital; Grupo dos Cursos; CRAS, Oficinas, Cesuca.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Autores concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à publicação do evento o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial pela Mostra de Iniciação Científica do Cesuca;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).