A satisfação dos colaboradores dentro das empresas Ciriex Abus e Refrijet

Autores

  • Murilo Dias MORAIS Centro Universitário Cesuca
  • Raphaela Boni RODRIGUES Centro Universitário Cesuca
  • Juliana SABOIA Centro Universitário Cesuca

Resumo

A área de recursos humanos nas empresas tem se tornado cada vez mais importante, pois segundo Pires (2020), é ela quem vai iniciar construção de desempenho dos colaboradores, trazendo uma melhor qualidade de vida. Conforme descrito por Kurcgant e Sartoreto (2017), assim como um funcionário satisfeito tende a produzir mais, um funcionário com baixo nível de satisfação, pode acabar deixando afetar nas suas atividades tanto da vida pessoal, como nas atividades da vida sua profissional, o pode gerar desinteresse nas suas tarefas e prejuízos na sua produção e qualidade no serviço prestado. Conforme a pesquisa realizada pela G1 (2017), aponta-se que mais de 55% dos funcionários com carteiras de trabalho assinadas, estão insatisfeitos, com isso, o índice de pessoas que trocariam de emprego para buscar mais felicidade, passa de 18 milhões. O objetivo geral deste estudo é analisar o que traz a satisfação profissional dentro do ambiente de trabalho das empresas Ciriex Abus e Refrijet, buscando como objetivo específico entender os motivos nos quais levam as empresas a se tornarem o trabalho vitrine e entender o que leva uma a pessoa atingir a satisfação profissional. O método consistirá em uma pesquisa quantitativa descritiva, que, segundo Proetti (2017), é a melhor opção para medir opiniões e preferências sobre um assunto ou objeto, já que, com ela, é possível comprovar de forma precisa e confiável os resultados obtidos. Já o método descritivo tem por objetivo analisar, identificar e descrever as características de uma população. (BEUREN E RAUPP, 2006). Como população, foi escolhido os colaboradores das empresas Ciriex Abus e Refrijet. O instrumento de pesquisa desse estudo será através de um questionário, que para Chaer, Diniz e Ribeiro (2011) é uma técnica que busca obter números, tendo conhecimento através de opiniões, objetivos e crenças de uma determinada população. Esse questionário será aplicado entre os funcionários de diversos setores das empresas escolhidas, com perguntas voltadas sobre a satisfação e motivação dos mesmos, que, posteriormente, será analisado de forma estatística, visando chegar a conclusões precisas, observando se os dados coletados trazem um colaborador satisfeito ou não satisfeito e analisando os pontos para possíveis melhorias futuras na satisfação do colaborador dentro do ambiente de trabalho. Esse modo de análise de dados processa informações de modo a simplificar a estrutura dos dados, sintetizar as informações e facilitar o entendimento do relacionamento existente entre as variáveis do processo. (SANTOS E SOUZA, 2018). Este artigo está em fase de coleta de dados.

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Publicado

2021-12-03