Como reduzir o índice de quebras em uma indústria de componentes eletrônicos aplicando as ferramentas da qualidade
Resumo
O presente artigo tem como objetivo geral propor um plano de ação para redução de quebras em uma indústria de componentes eletrônicos com a utilização das ferramentas da qualidade. Os objetivos específicos definidos foram: analisar os dados atuais da empresa para definir os principais tipos de quebras com o Diagrama de Pareto, após uma pesquisa quantitativa e descritiva nos documentos e indicadores da empresa; identificar as causas dessas quebras, a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória, com roteiro de perguntas para o grupo operacional, além da observação do próprio autor, organizando as informações e dados coletados em um Diagrama de Ishikawa; e sugerir um plano de ação no formato 5W2H que a empresa possa adotar para alcançar uma redução do indicador geral de quebras da linha. A estratégia dessa pesquisa foi um estudo de caso e pesquisa-ação com finalidade aplicada, pois busca explicar as variáveis causais de um fenômeno, diagnosticar problemas e alcançar algum resultado prático, aplicando em uma situação específica. Na análise dos dados verificou-se que os principais problemas estavam relacionados aos defeitos denominados como solda fraca, capacitância fora da tolerância e caneca suja. Após entrevista com o grupo operacional e observação do autor, foram definidas as reais causas dessas falhas para sugestão das respectivas ações descritas nesse documento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Autores concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à publicação do evento o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial pela Mostra de Iniciação Científica do Cesuca;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).