A dificuldade de comunicação entre o profissional contábil com seus clientes

Autores

  • Clayton de Santana RAMOS Centro Universitário Cesuca
  • Leonardo Clasen GONÇALVES Centro Universitário Cesuca
  • Filipe Martins da SILVA Centro Universitário Cesuca

Resumo

O decorrer dos anos a contabilidade sofreu mudanças legais e regulatórias que influenciaram a prática contábil, mas também a contabilidade é impactada de forma constantes pela   evolução tecnológica que reflete  na qualidade dos produtos entregues aos clientes que vão além de balancetes e tributos, mas sim em informações cada vez mais detalhadas e personalizadas, que produzem efeitos nas tomadas de decisões gerenciais, administrativas e financeiras. Muitas vezes o processo de comunicação entre o profissional contábil e seus clientes possui dificuldades, seja pelos termos técnicos utilizados pelo contador ou pelo cliente possuir conhecimento além da sua atividade fim. Com base no exposto, o estudo tem como objetivo identificar os pontos de dificuldade no processo de comunicação entre profissional contábil e clientes. Para atender ao objetivo proposto, a metodologia aplicada no estudo será descritiva quanto ao seu objetivo; quantitativa quanto a sua abordagem; tendo como procedimento um levantamento de dados, cuja coleta será realizada mediante a aplicação de um questionário para profissionais atuantes em escritórios contábeis e seus clientes, sendo elaborado um questionário específico para cada grupo. Por se tratar de um estudo em andamento ainda está sendo aguardado o retorno dos questionários. Entretanto a expectativa é que seja possível encontrar os possíveis pontos que causam problemas na comunicação entre profissional contábil e cliente mediante análise do questionário aplicado, permitindo ser feita uma quantificação das respostas obtidas, fazendo uma análise ao cruzar as respostas de ambos os grupos, explorando os problemas apontados, sendo que, a expectativa que seja mencionada, da parte do profissional contábil como falta de comunicação, conhecimento, interesse; e da parte do cliente a falta de adaptação das informações para sua análise. Possibilidades essas capacidade que podem ser confirmadas ou descartadas na finalização do questionário. 

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Publicado

2021-12-03