Análise da vantagem competitiva durável
um estudo de caso na empresa Nubank
Resumo
A vantagem competitiva tornou um diferencial na contemporaneidade, onde a competitividade que é crescente a cada dia, e impulsiona com fervor as empresas para se adaptarem rapidamente e ofertarem ao consumidor e serviços diferenciados a baixo custo e exclusivos. Para o autor Warren Buffet, para uma empresa possuir vantagem competitiva durável ela deve possuir um dos três modelos básicos de negócios: vender um produto exclusivo, prestar um serviço exclusivo ou comprar e vender a baixo custo um produto ou serviço que haja demanda do consumidor. Este estudo tem como objetivo geral de analisar a vantagem competitiva da empresa Nubank com base nas demonstrações contábeis publicadas. Para atender ao objetivo geral será aplicada uma metodologia descritiva quanto ao seu objetivo; qualitativa quanto sua abordagem; tendo como procedimento um Estudo de Caso. Para elaborar as análises serão utilizadas as demonstrações contábeis dos últimos 4 anos (2017, 2018, 2019 e 2020) disponíveis de forma pública. Ao se escolher a Nubank, ressalta-se que se trata de uma instituição financeira, portanto exige uma atenção diferenciada em sua análise pois, por ser reguladas pelo BACEN, possui regras publicação e plano de contas diferenciados. A escolha pela empresa Nubank se deu devido ao seu destaque nas mídias, e por se considerar uma das mais inovadoras da América Latina no ramo financeiro, e em notícia publicada em 07 de junho de 2021 em seu portal, ela possui 40 milhões de clientes, ou seja, representa quase 50% do número total de clientes de bancos digitais no Brasil, em junho era de 82 milhões. Por tratar-se de um estudo em andamento, a análise ainda está sendo realizada objetivando identificar se a empresa possui a vantagem competitiva durável, de acordo com a teoria de Warren Buffet, e se possui produtos e serviços diferenciados que justifiquem seus resultados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Autores concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à publicação do evento o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial pela Mostra de Iniciação Científica do Cesuca;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).