Suas dores podem estar relacionadas à sua postura no ambiente de trabalho!

Folder informativo realizado na disciplina Fisioterapia na Saúde do Trabalhador

Autores

  • Bianca Pacheco RIBEIRO Centro Universitário Cesuca
  • Eduarda Costa da ROSA Centro Universitário Cesuca
  • Lara Stock PETRY Centro Universitário Cesuca
  • Silvia Lemos FAGUNDES Centro Universitário Cesuca

Resumo

Com a pandemia do Coronavírus, pessoas ao redor do mundo foram afastadas do seu ambiente de trabalho e passaram a trabalhar em casa, no formato home office, precisando assim, ressignificar o seu espaço profissional. Com isso, as dores se intensificaram devido à má postura, ao ambiente inapropriado e às longas jornadas em frente à tela do computador. O folder informativo, tem como objetivo orientar os trabalhadores em relação à ergonomia, à saúde e prevenir os possíveis desvios posturais que são desenvolvidos nas horas trabalhadas. Orientações para melhorar seu bem-estar: Diante do monitor, seus olhos precisam estar na altura da metade superior da tela de maneira com que você consiga enxergar toda área, movimentando somente os olhos. Se atente a iluminação da sua tela pois pode acarretar em uma diminuição da capacidade visual diminuindo ou aumentando a sensibilidade da retina. Para os braços verifique sempre se os seus cotovelos estão em um ângulo de 90º, antebraços junto ao corpo e ombros relaxados. Não use força para clicar ou mover o mouse, mantenha o punho em uma posição neutra, sempre alinhados com o restante do braço. Em relação à coluna, encoste as costas na cadeira completamente com os braços levemente para trás, mantendo sempre a coluna ereta. Sente-se sobre os glúteos e incline um pouco o quadril para frente, assim você irá fazer uma curvatura lombar mais acentuada melhorando a postura. Para os pés e as pernas, forme um ângulo de 90° em seus joelhos e quadril, mantendo um espaço entre a dobra do joelho e a extremidade final da cadeira, não cruze as pernas, mantenha os dois pés no chão. Para facilitar o bem-estar utilize um apoio para os pés, pois auxilia corrigindo o desalinhamento da coluna e aumentando a qualidade de vida no trabalho. A seguir, algumas sugestões de alongamentos: Para a lombar, em pé com os pés separados na largura do quadril, posicione as mãos na cintura e gire o quadril para esquerda, direita, para frente e para trás, fazendo os movimentos no sentido contrário também. Para alongar os ombros, sente-se ou fique em pé mantendo as costas e o pescoço eretos, levante os ombros e depois gire-os para trás e para baixo por 20 segundos. Agora para os punhos, cerre-os (mãos fechadas), faça movimentos em círculos no sentido horário e anti-horário durante 30 segundos. Como estudado na disciplina Fisioterapia na Saúde do Trabalhador, é possível observar inúmeros benefícios devido à postura correta, bem como, a prevenção de doenças ocupacionais, melhorar a produtividade, auxiliar na boa oxigenação, evitar problemas musculares, trazer confiança e consciência corporal. 

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Publicado

2021-12-03