Brinquedoteca virtual
Isolamento social e desenvolvimento infantil em tempos de Covid-19
Resumo
O presente artigo busca compreender de que forma o pedagogo pode auxiliar na aprendizagem de alunos em ambientes virtuais, devido ao período de pandemia que estamos vivenciando atualmente. Este momento de isolamento pode prejudicar o desenvolvimento infantil em vários aspectos (motor, cognitivo, emocional), além disso as aulas remotas têm sido um desafio para educadores e familiares, as crianças querem brincar, se movimentar e têm dificuldade em focar nas aulas, que podem ser monótonas, na frente da tela do computador. As escolas estando fechadas, o principal ambiente de socialização e aprendizagem da criança agora é sua própria casa e as referências de comportamento, os familiares. Sendo assim, é importante tornar esse período mais leve e brincar pode ser uma alternativa, não só de deixar divertido este momento em casa, mas de trazer diálogo com familiares, fortalecimento de laços afetivos, trabalho em equipe, entender os sentimentos e emoções, aprendizagens diversas e únicas neste período, muitas vezes não percebidas na rotina agitada fora de casa.?Através de observações e pesquisas, buscamos uma forma de contribuir para este momento, criando uma brinquedoteca virtual (com dicas de rotina para os estudos domiciliares, construção de brinquedos com sucatas, culinária) trabalhando diversas habilidades e competências importantes para o desenvolvimento nessa fase da vida. Percebemos que para muitos o meio virtual é visto apenas como um entretenimento e muitos educadores possuem muita dificuldade para lidar com as novas tecnologias. Nesta pesquisa, será possível identificar as dificuldades e benefícios da educação não-formal, utilizando principalmente da ludicidade e da brincadeira como ferramentas importantes para este processo.
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