RELATO DE UMA PRÁTICA: A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Cláudia Schvingel Centro Universitário Univates
  • Eniz Conceição Oliveira Centro Universitário UNIVATES
  • Marli Teresinha Quartieri Centro Universitário UNIVATES

Resumo

Este trabalho é resultado de uma prática pedagógica realizada a partir da disciplina “Estágio de Docência no Ensino Superior”, do curso de Mestrado em Ensino do Centro Universitário UNIVATES/RS. Objetiva discutir atividades desenvolvidas com uma turma de alunos no Ensino Superior e suas relações com o planejamento e a aprendizagem. A abordagem teórico-metodológica incorpora diálogos entre autores que analisam concepções acerca do planejamento no Ensino Superior e a aprendizagem dos envolvidos no processo. Além disto, entre as atividades propostas, duas estratégias de ensino serão descritas: mapa conceitual e contação de história. Este estudo permitiu (re)viver experiências como professora da Educação Básica, contribuindo para (re)pensar o trabalho desenvolvido no Ensino Superior.

Biografia do Autor

Cláudia Schvingel, Centro Universitário Univates

Mestranda pelo Centro Universitário UNIVATES. Bolsista CAPES/FAPERGS. Professora da Educação Básica. Rua Avelino Tallini, 171, bairro Universitário, Lajeado/RS, prédio 8, sala 306. E-mail: clau.dia1@hotmail.com. (51) 98377835

Eniz Conceição Oliveira, Centro Universitário UNIVATES

Doutora em Química pela UFRGS. Professora titular do Centro Universitário UNIVATES. Rua Avelino Tallini, 171, bairro Universitário, Lajeado/RS, prédio 8, sala 303. E-mail: eniz@univates.br. (51) 37147000.

Marli Teresinha Quartieri, Centro Universitário UNIVATES

Doutora em Educação  pela UNISINOS. Professora titular do Centro Universitário UNIVATES. Rua Avelino Tallini, 171, bairro Universitário, Lajeado/RS, prédio 8, sala 305. E-mail: mtquartieri@univates.br. (51) 37147000.

Downloads

Publicado

2015-07-28