CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: PRINCÍPIOS E PRÁTICAS

Autores

  • Anderson Oramisio Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  • Guilherme Saramago Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O objetivo deste estudo é apontar as possibilidades de aprendizagem da Matemática através da Contextualização dos conteúdos matemáticos. Para falar sobre Contextualização é necessário refletir sobre o mito criado em torno da aprendizagem desta matéria como um conjunto de saberes acessível a apenas um grupo restrito de alunos. A Educação Matemática é uma estratégia escolar para viabilizar aos educandos a oportunidade de atingir seu pleno potencial criativo. A Contextualização é importante na apropriação do conhecimento e cabe ao professor utilizá-la como uma estratégia do ensino para melhor aprendizagem dos alunos. Para tanto, os educadores necessitam saber o que significa contextualizar e como utilizar o método que deve ter um objetivo especificado, para o qual ele saberá escolher e estabelecer os meios de alcançar. O texto é realizado pelo processo de revisão bibliográfica, uma pesquisa entre teóricos e demais autores que abordam o tema.

Biografia do Autor

Anderson Oramisio Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Possui Graduação em Estudos Sociais (História e Geografia - Licenciatura de 1º Grau) pelo Centro Universitário do Triângulo(1988) - Graduação em Pedagogia pela Faculdade Alfredo Nasser (2010)Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araguari(2001) ,Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Educação São Luis - Jaboticabal (2001), Especialização em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Católica de Uberlândia(2008), Especialização em Pedagogia Empresarial pela UNIFENAS (2008) - Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2013), Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação escolar e não-escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Gestão Escolar, Ensino-Aprendizagem, Metodologias de Ensino, Psicopedagogia, Estágio Supervisionado, Avaliação da Aprendizagem, Educação das Relações Étnico Raciais . Atuando como Tutor a Distância - CEAD/UFU em cursos de extensão e especialização. Avaliador do MEC/INEP - BNI Docente da Educação Básica - Docente de Cursos de Especialização Lato Sensu na área da Educação - Uberlândia e Região Tutor de Educação a Distância - CEAD/Universidade Federal de Uberlândia. Professor Conteudista de Cursos de Especialização Lato Sensu na área da Educação - Uberlândia e Região Atualmente Pesquisador e supervisor : PIBID - Universidade Federal de Uberlândia/CAPES-MEC

Guilherme Saramago Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1986), graduação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1991), Licenciatura em Matemática pela Universidade de Uberaba (2009), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Foi professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, supervisor escolar e diretor de escola. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia, onde desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão, na graduação e nos programas de pós-graduação acadêmico e profissional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação escolar e não-escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, gestão escolar, ensino aprendizagem, metodologia de ensino, avaliação, ensino fundamental, currículo, educação a distância e educação organizacional.

Downloads

Publicado

2015-07-28