MAGIA DA POESIA: INSERÇÃO DAS CRIANÇAS DAS CLASSES POPULARES NO MUNDO LETRADO

Autores

  • lumertz klein domingues CESUCA

Resumo

Este artigo relata uma experiência pedagógica realizada com alunos de8 a12 anos num centro de pesquisa localizado numa vila carente de Porto Alegre. A atividade pedagógica consistiu na interação das crianças com os poemas infantis de Mário Quintana, sob a orientação do centro, grupo de pesquisa sobre leitura e Literatura Infantil. A primeira parte do trabalho é constituída pelo referencial teórico, no qual é possível encontrar conhecimentos sobre o poder da imaginação no ato de ler e escrever; a segunda salienta a força da poesia de Mário Quintana, bem como sua obra e biografia; e, por fim, o relatório das oficinas e a descrição da metodologia utilizada. Os resultados alcançados comprovam que o convívio com poemas aprimora a leitura, a escrita, a oralidade e a formação do hábito de ler.

Biografia do Autor

lumertz klein domingues, CESUCA

ristiane Lumertz Klein Domingues possui Doutorado (2011) e Mestrado (2008) em Letras, área de concentração em Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduação em Pedagogia (1993) e especialização (2004) em Leitura: teoria e práxis, pela Faculdade Porto-Alegrense, onde leciona no curso de Pedagogia. Também leciona no curso de Pedagogia no Cesuca - Faculdade Inedi. Alfabetizadora por 15 anos, experiência na Graduação, Pós- Graduação, Anos Iniciais e Educação Infantil. Desenvolve estudos nas áreas da alfabetização e letramento; leitura, escrita e oralidade; literatura infantil, em especial poesia infantil e formação de professores.

Downloads

Publicado

2015-07-28